Unifesspa integra comissão avaliadora do sistema que vai fornecer internet a estudantes de baixa renda na pandemia

• Publicado: Sexta, 24 de Julho de 2020, 10h18
  • Última atualização em Sexta, 24 de Julho de 2020, 21h30

WhatsApp Image 2020 07 24 at 10.35.20 1A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) está participando da comissão nacional responsável por avaliar o sistema que será utilizado pelas universidades federais em todo o país para o fornecimento de internet aos estudantes de baixa renda, por meio de um programa de conectividade do Ministério da Educação/RNP.

O diretor do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC/Unifesspa), Prof. Vitor Castro, está contribuindo com as discussões que avaliam o desenvolvimento desse sistema. A interface será acessada pelos gestores das universidades para lançar a demanda de inclusão digital e garantir o fornecimento de bônus de internet (dados móveis) para os alunos.

O sistema receberá os dados necessários de alunos em vulnerabilidade econômica de todas as universidades federais e institutos, fornecendo também informações sobre padrões de consumo do bônus aplicado, tudo de forma automatizada. A partir dos dados fornecidos por esta interface, a RNP fará a ponte com as operadoras para que a internet deseja disponibilizada no celular de cada estudante.

A iniciativa visa possibilitar o retorno das aulas de forma online, enquanto durar a pandemia. A licitação realizada pela RNP para a contratação de operadoras já está em fase de propostas, com previsão de conclusão no início de agosto. Na prática, o MEC irá fornecer um termo de adesão às universidades, com cotas para cada instituição que estiver realizando aulas remotas.

Na Unifesspa, ainda está sendo discutido amplamente pela comunidade a realização de um Período Letivo Emergencial. Se aprovado no Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), as aulas remotas na universidade terão início no mês de setembro. Até lá, caberá à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex) realizar o cadastro dos alunos com o perfil a ser atendido e promover as condições para que os estudantes em vulnerabilidade econômica tenham acesso ao plano de dados móveis.

Caso a universidade decida pela realização de aulas remotas, a Unifesspa precisa estar preparada para a adesão ao programa no MEC, dentro dos prazos estabelecidos. Tanto o CTIC, quando a Proex, já planejam formas de atendimento dessa demanda da comunidade universitária.