Professor Francisco Ribeiro é nomeado reitor da Unifesspa para os próximos quatro anos

• Publicado: Quarta, 16 de Setembro de 2020, 13h12
  • Última atualização em Quarta, 16 de Setembro de 2020, 16h17

professor fransciso ribeiroOntem (15), foi publicado no Diário Oficial da União o decreto presidencial que nomeia o professor Francisco Ribeiro da Costa como novo reitor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). O mandato será para os próximos quatro anos, a partir do dia 16 de setembro de 2020. Ainda não há informações sobre quando ocorrerá a posse.

Doutor em Geologia e Geoquímica, Francisco Ribeiro é professor da Faculdade de Geologia do Instituto de Geociências e Engenharia (IGE) do Campus Marabá. Atualmente, o professor ocupava o cargo de Diretor de Pesquisa e Inovação Tecnológica, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit).

A nomeação do professor Francisco Ribeiro encerra o processo de consulta à comunidade universitária que, no último dia 21 de maio, foi às urnas para escolher o novo reitor da Unifesspa. Na ocasião, professores, técnicos administrativos e alunos elegeram o professor Maurílio Monteiro, atual reitor, com 84,4% dos votos válidos. Francisco Ribeiro ficou em terceiro lugar, com 6,9% dos votos.

Em junho, o Conselho Universitário da Unifesspa homologou o resultado do processo eleitoral e encaminhou ao MEC os nomes dos candidatos ao cargo. Por lei, a escolha do reitor é feita pelo Presidente da República, a partir de uma lista tríplice encaminhada pelas Instituições ao Ministério da Educação (MEC).

Em seu Plano de Trabalho, protocolado junto com o pedido de candidatura, o agora reitor nomeado estabelece como principais princípios de gestão a transparência, a democratização, o diálogo e o respeito às diversidades expressas no âmbito universitário. No documento, Ribeiro se compromete a “buscar alternativas ao intenso sufocamento orçamentário que a Unifesspa sofreu nos últimos anos”.