Faculdade de Comunicação firma parceria para mapear produção de conteúdo jornalístico na região

• Publicado: Quarta, 04 de Novembro de 2020, 16h48
  • Última atualização em Quarta, 04 de Novembro de 2020, 16h53

destaque facom A Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) firmou parceria com o projeto “Atlas da Notícia”, iniciativa do Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor), mantenedor do Observatório da Imprensa, em parceria com Volt Data Lab.

O objetivo do projeto é mapear veículos produtores de conteúdo jornalístico – especialmente de jornalismo local – no território brasileiro. A parceria, inédita entre as universidades brasileiras, vai ofertar a oportunidade de estágio no qual os alunos receberão treinamento e farão a pesquisa e inclusão de informações sobre meios de comunicação da região sul e sudeste do Pará.

“O Norte e Nordeste são as regiões com o maior número de deserto de notícias, ou seja, localidades com escassez de veículos de mídia. Isso é um grande problema para a democracia e cidadania, uma vez que as pessoas não conseguem ter informações do que acontece nas suas localidades”, explica a professora Elaine Javorski, da Facom.

O projeto, que deve iniciar já na próxima semana, prevê duzentas horas para que os alunos trabalhem verificando, remotamente, a existência de veículos já listados, além da existência de outros novos. A iniciativa tem o apoio do Facebook e parceria com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e Intercom.

Para a pesquisadora, o convênio firmado ajudará a dar visibilidade a produção, na área de comunicação, feita por pesquisadores fora dos grandes centros. “É uma oportunidade para afinarmos laços e promover um intercâmbio de conhecimentos com profissionais qualificados. Nossa expectativa é que o projeto consiga funcionar bem e tenhamos mais vezes essa parceria”, finaliza.

Foto: Rondon Notícias