#BlackTalks: Simpósio da Facom vai debater caminhos para um jornalismo antirracista

• Publicado: Segunda, 08 de Março de 2021, 18h07
  • Última atualização em Segunda, 15 de Março de 2021, 08h52

black talksVoltado a discutir o racismo estrutural e as formas como ele se apresenta no jornalismo e na publicidade, será realizado, no dia 17 de março, o simpósio "#BlackTalks: Pensando o Racismo na Mídia". Em formato on-line, a programação do evento contará com a exibição de curtas metragens, palestras, debates e mesa redonda, além da participação especial da cantora Gaby Amarantos.

Inscrito como uma das atividades do “Movimentos dos 21 Dias de Ativismo Contra o Racismo”, o #BlackTalks busca trabalhar caminhos para um jornalismo antirracista, além de conscientizar futuros jornalistas em relação a este tema tão atual, necessário e fundamental para a democracia. A organização é da professora Ana Cláudia Condeixa (Facom) e de alunos das turmas de jornalismo de 2018, 2019 e 2020.

"É preciso preparar futuros jornalistas para que façam parte da luta contra o racismo, promovendo um jornalismo antirracista. Para que vejamos menos títulos como ‘PM envolvido na morte de mulher arrastada por viatura ganha cargo no Rio´ ou textos onde uma pessoa negra seja comparada a um animal", defende Condeixa.

Segundo a organização, o evento é voltado a todos aqueles que se interessem pelo tema. Entretanto, ele foi concebido e criado para estudantes de jornalismo e de publicidade de todo Brasil, assim como seus professores. As inscrições para participação já estão abertas e vão até o próximo dia 15 de março, pelo SIGEventos.

O simpósio será totalmente remoto e será veiculado no youtube do Jornalismo Unifesspa: https://bit.ly/3efEvcm. Para os inscritos que efetivamente participarem das atividades e assinarem as listas de frequência, haverá certificação com carga horária de até 10h.

Confira a programação completa:

Dia 17 de março de 2021

16h - Abertura do evento, com Ana Condeixa (Facom) e Luciene Lacerda (Movimento dos 21 Dias)

16h15min - Exibição de curtas metragens

17h - “Rompendo o pacto racista: colocando a branquitude em questão”

Palestrante: Carla Siqueira -  Jornalista, professora do departamento de Comunicação da PUC-Rio e doutora em História Social da Cultura pela PUC-Rio.

18h - Racismo linguístico na atuação de jornalistas

Palestrante: Gabriel Nascimento - Autor do livro "Racismo Linguístico", Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB).  É professor de Língua Inglesa/Ensino de Línguas/Campo da Educação na Universidade Federal do Sul da Bahia, Campus Sosígenes Costa, em Porto Seguro-BA.

19h - É possível fazer um jornalismo antirracista? - Debate

Debatedor: Caio Alex - Jornalista com 25 anos de carreira, passou por várias tv e rádios do Rio.. Atualmente, é repórter e apresentador substituto do SBT RIO e SBT CIDADE.

Debatedora: Marcele Setúbal - Iniciou sua carreira como repórter da rádio BandNews FM Rio. Na TV Bandeirantes Rio, fez reportagens de abrangência local e nacional. Recentemente, foi transferida para São Paulo, onde atua como repórter do Brasil Urgente.

20h - Criatividade e empreendedorismo no enfrentamento ao racismo no mercado de trabalho - Mesa Redonda

Participante 1: Joyce Cursino - jornalista há 10 anos, começou sua carreira aos 15 anos, ainda no ensino médio, como voluntária da ONG NOOLHAR, em que atuou como repórter mirim no projeto “Ideias que Transformam” . Durante a graduação, passou pelo GloboLab - Profissão Repórter da Rede Globo, estagiou na Fundação Nazaré de Comunicação, TV Cultura e no SBT Pará, com destaque para produção da série “Infância Perdida” premiada nacionalmente pelo Ministério Público do Trabalho.  Foi a primeira jornalista negra efetiva do SBT Pará, onde trabalha como repórter atualmente.

Participante 2 - Cláudia Nonato - Jornalista, doutora em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. É professora convidada do CELACC/USP (disciplina Mídia e representações sociais da diversidade), vice coordenadora do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT-ECA/USP) e editora executiva da revista Comunicação & Educação (ECA/USP).

Encerramento - Participação Especial - Gaby Amarantos