Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

 
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Instituto de Geociência e Engenharia promove palestra sobre ensino de excelência em Engenharia

  • Publicado: Quinta, 29 de Abril de 2021, 17h28
  • Última atualização em Sexta, 30 de Abril de 2021, 09h47
  • Acessos: 624

Card PalestraIGECom o objetivo de capacitar cada vez mais os seus docentes, o Instituto de Geociências e Engenharias (IGE) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) promove a palestra “A Iniciativa CDIO (Conceive-Design-Implement-Operate) no Contexto do Projeto e Melhoria dos Cursos de Engenharia”. O evento ocorrerá no dia 04 de maio de 2021, às 16h, com transmissão ao vivo pelo Canal do IGE no YouTube.

Adotada por escolas como: Massachusetts Institute of Technology (MIT), o KTH Royal Institute of Technology, no Brasil pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), Universidade de São Paulo (USP), UNESP e Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA), a iniciativa CDIO baseia-se em um currículo organizado com foco em aprendizagem ativa e experiencial, no projeto-construção-teste como atividade do aluno, na integração da aprendizagem de habilidades profissionais com habilidades e competências comportamentais (soft skills), como o trabalho em equipe e a comunicação. Junto disso, busca-se o avanço constante da qualidade do ensino, apoio mútuo entre faculdades e instituições e tem foco e objetivos mais elevados do que a simples acreditação de horas de curso.

Sobre o palestrante

O palestrante é o prof. Dr. Messias Borges Silva, da EEL-USP e FEG - UNESPÉ. Ele é Livre Docente em Engenharia da Qualidade pela UNESP (2008), possui graduação em Engenharia Industrial Química pela Faculdade de Engenharia Química de Lorena (1981), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (1996). 

Atualmente, é professor adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e docente da Escola de Engenharia de Lorena-USP. Em 2012 fez parte do grupo de docentes do Massachusetts Institute of Technology (MIT) ministrando curso internacional de Lean Enterprise na América do Sul. Certificou-se como Certified Quality Engineer pela American Society for Quality ASQ (1989). Criou em 1990 o Curso de Pós Graduação em Engenharia da Qualidade e o coordena até hoje.

Em 2013, 2015 e 2019 foi Visiting Scholar na Harvard School of Engineering and Applied Sciences. É acadêmico da Academia Brasileira da Qualidade ABQ. Publicou 115 trabalhos em periódicos, mais de 100 trabalhos em congressos. Orientou 17 teses de doutorado, 15 dissertações de mestrado, 11 supervisões de pós-doutorado, mais de 100 monografias voltadas para a Qualidade em cursos lato sensu e 11 trabalhos de Iniciação Científica. 

Foi Diretor Geral da antiga FAENQUIL, atual EEL-USP. Tem experiência nas áreas de Engenharia Química e Engenharia de Produção, com ênfase em Engenharia da Qualidade/Métodos Quantitativos, atuando principalmente nos seguintes temas: Qualidade, Método de Taguchi, Processos Oxidativos Avançados, Otimização e Planejamento de Experimentos, Lean Six Sigma, Lean Healthcare, Inovação no Ensino de Engenharia.

 

*Com informações do IGE

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Fim do conteúdo da página