Minicurso sobre participação feminina no cenário literário recebe inscrições até 14 maio

• Publicado: Quinta, 06 de Mai de 2021, 14h25
  • Última atualização em Quinta, 06 de Mai de 2021, 14h38

minicurso gmells Educadores e educadoras da região Sul e Sudeste do Pará e outras regiões brasileiras têm até o dia 14 de maio de 2021 para se inscrever no minicurso on-line “Uma história a ser contada: A participação feminina no cenário literário”, promovido pelo Grupo de Estudos Mulheres, Emancipações e Literaturas (Gmells/CNPq) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

Ministrado Profa.  Dra. Kelen Benfenatti Paiva, do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF SUDESTE MG), o minicurso terá encontros virtuais nos dias 19 (quarta-feira) e 21 (sexta-feira) de maio de 2021, das 18h às 20h. As inscrições são realizadas com preenchimento do formulário disponível aqui. No total são ofertadas 60 vagas para educadores da rede pública da região Sul e Sudeste do Pará e 30 vagas para professores de outras regiões brasileiras.

Com carga horária de quatro horas, o minicurso será transmitido pelo link da plataforma Google Meet, a ser divulgado oportunamente apenas para os/as inscritos/as nas vagas disponíveis. Este é o primeiro de série de minicursos do projeto de extensão “Literaturas de mulheres, práticas de leitura e formação de professores”, coordenado pelas professoras Edimara Ferreira Santos e Ailce Margarida Alves Negreiros, ambas docentes estão lotadas na Faculdade de Educação do Campo (Fecampo).

Apresentação do primeiro minicurso

O curso se propõe a um breve histórico sobre lugar da mulher na produção literária, discutindo as dificuldades e formas com as quais as mulheres escritoras enfrentaram a resistência em relação à inserção feminina no cenário literário.

Para tanto, serão abordados textos coletados em fontes primárias como a imprensa periódica do final do século XIX e início do XX e a correspondência entre escritores a fim de apresentar o cenário literário e a recepção de escritoras mulheres.

Serão discutidos ainda textos de autoria feminina que, em alguma medida, inserem-se no que podemos chamar de uma literatura de resistência, textos que, ao serem trabalhados na sala de aula, podem contribuir para uma formação crítica do papel ocupado pelas mulheres na sociedade.

Metodologia do primeiro minicurso

Leitura e análise coletiva de textos da literatura de autoria feminina; discussão de questões teóricas que envolvem a produção, a recepção desses textos e seu uso em sala de aula. São objetivos dessa capacitação:

- Pensar na história da produção literária feminina – de personagens a autoras;

- Pensar a produção literária de autoria feminina como forma de resistência;

- Ler e analisar textos literários de autoria feminina;

- Discutir questões teóricas que implicam essa produção;

- Pensar o uso do texto literário de autoria feminina em sala de aula.

Minibiografia da palestrante

Kelen Benfenatti Paiva é doutora em Letras/Estudos Literários/Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Mestre em Estudos Literários/Literatura Brasileira (2006) e graduada em Letras/licenciatura Português/Espanhol (2003) pela mesma instituição de ensino. Professora de Literatura Brasileira e Literatura Espanhola do IF Sudeste-MG, Campus São João del-Rei. Pesquisadora do Grupo Letras de Minas e do Grupo Núcleo de Estudos dos Acervos de Escritores Mineiros, da UFMG, e do Grupo "Núcleo de Estudos Atlas - Análises Transdisciplinares em Literatura, Arte e Sociedade", desenvolvendo trabalhos sobre autoria feminina e arquivos literários.