Oferta de cursos em municípios do Sul e Sudeste do Pará em 2021 é definida com Sectet

• Publicado: Sexta, 21 de Mai de 2021, 17h35
  • Última atualização em Segunda, 24 de Mai de 2021, 09h23

Forma Para 2021Nesta sexta-feira, 21, representantes de diversas gestões municipais das regiões Sul e Sudeste do Pará participaram de reunião com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) e com a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Na pauta, a formalização dos convênios e a definição da oferta de cursos por meio do Programa Forma Pará para o ano de 2021.

Como representante do Legislativo dos municípios, o vereador de Itupiranga, Wagno Godoy, celebrou a formalização dos convênios. Para Godoy, “Ter Ensino Superior em Itupiranga significa levar dignidade à população. Esse era um sonho da nossa cidade e, por meio da articulação com o Programa Forma Pará conseguimos realizar. É o primeiro passo que Itupiranga dá com a oferta do curso de Pedagogia”.

Márcia Ferreira, prefeita de Rio Maria, manifestou-se como representante das prefeituras. Em 2021, o município gerido por ela receberá o curso de Engenharia Civil. “Minha cidade tem 39 anos e nunca tinha recebido um curso de Nível Superior, nem público, nem privado. Nós colocamos a educação em primeiro lugar e agora poderemos promover o ensino no campo da Engenharia, um enorme ganho para a população, que antes tinha que se deslocar para Redenção ou Xinguara em busca de graduação”, comemora a prefeita.

Forma Para 2021 2Na agenda da reunião, os pró-reitores, secretários, assessores e docentes diretores de Faculdades da Unifesspa foram apresentados às equipes dos municípios.

A secretária adjunta da Sectet, Edilza Fontes, responsável pelo Programa Forma Pará, fez um panorama sobre o alcance da política desde 2019. Segundo a gestora, a ampliação do programa para cerca de 70% das cidades paraenses é uma meta a ser alcançada nesta gestão do governo do estado. “O Forma Pará é uma grande articulação entre estado, prefeituras e universidades. A iniciativa precisa partir do nível municipal. São os gestores que nos procuram e nós vamos articular com as instituições de ensino e depois tentar viabilizar o orçamento. Com a aprovação da Lei da CEFEM, que reserva 20% dos royalties da mineração para ciência e tecnologia, nossa expectativa é ampliar cada vez mais o Programa”, explica Fontes.

Serão ofertados pela Unifesspa, nesta etapa, 480 vagas em 10 cursos. São eles: Zootecnia (40 vagas), em Piçarra; Medicina Veterinária (40 vagas), em Tucumã; Engenharia Civil (50 vagas), em Rio Maria; Engenharia Mecânica (50 vagas), em Tailândia; Direito da Terra (50 vagas), em Itupiranga; Licenciatura Plena em Educação do Campo (50 vagas), em Bom Jesus do Tocantins (Terra Indígena Mãe Maria); Geologia (50 vagas), em Ourilândia; Matemática (50 vagas), em Santa Maria das Barreiras; Matemática (50 vagas), em Abel Figueiredo; e Engenharia Civil (50 vagas), em Eldorado do Carajás.

Forma ParáPara o reitor da Unifesspa, prof. Dr. Francisco Ribeiro, o Forma Pará contribui para o aumento da capacidade de atuação da Unifesspa, por meio da oferta do ensino em cidades onde não há campus. “Apesar de estarmos em um momento de dificuldade orçamentária, estamos dispostos a apoiar o Programa por meio de nossas faculdades e docentes. Gostaria de ressaltar que o apoio da Sectet tem sido fundamental para isso, além do apoio para a pesquisa, por meio do financiamento de bolsas de iniciação científica e pós-graduação”, afirma.

O Programa Forma Pará

A etapa 2021 do programa também terá oferta de cursos por outras Instituições de Ensino Superior (IES) públicas em novas regiões do estado. O Forma Pará foi lançado em 2019 e oferta cursos de nível superior em municípios onde não há campi de IES públicas ou onde o curso demandado não é ofertado.