I Aula Aberta de Extensão Rural reúne mais de 60 estudantes e reflete sobre desafios da trajetória profissional nesta área

• Publicado: Sexta, 28 de Mai de 2021, 15h07
  • Última atualização em Domingo, 30 de Mai de 2021, 12h25

aula aberta extensao rural 2Na manhã desta quinta-feira (27), a Unifesspa promoveu, na modalidade remota, a “I Aula Aberta de Extensão Rural”. Esta aula foi uma iniciativa da Prof.ª Laila Drebes (IETU e PDTSA) e do Prof. Livio Claudino (IEDAR e PDTSA), que estão à frente das disciplinas de Extensão Rural do 2º período da Medicina Veterinária e de Comunicação e Extensão Rural do 8º período da Agronomia. Vale acrescentar que a aula aberta também contou com a presença de estudantes da Unifesspa do curso de Agronomia de Canaã dos Carajás.

A aula foi ministrada pelo Engenheiro Agrônomo Leandro Marques Charão, extensionista rural e chefe de escritório da EMATER - ASCAR/RS, de Salvador do Sul/RS. A fala de Leandro buscou abordar, para além da extensão rural enquanto processo, política e instituição, os desafios da trajetória profissional nesse campo de atuação. Os professores destacaram a importância das experiências narradas pelo convidado para aproximar os estudantes da realidade do serviço público de extensão rural brasileiro.

Para além do público acadêmico da própria Unifesspa, estiveram presentes na aula aberta estudantes de disciplinas de Extensão Rural do Instituto Federal do Pará, campus de Conceição do Araguaia, sob responsabilidade do Prof. Marcos Ferreira da Silva. Também vale destacar a presença de extensionistas rurais da EMATER - ASCAR/RS e de pessoas de outras regiões do país que tiveram conhecimento do evento por meio de divulgação feita pelo convidado, pelos professores e pelas próprias turmas.

No total, mais de 60 pessoas participaram da aula no Google Meet, que teve duração aproximada de duas horas, envolvendo apresentação do convidado e momento para diálogo entre ele e os estudantes. Os participantes foram participativos e a aula aberta permitiu a construção de várias reflexões sobre o campo de conhecimento da Extensão Rural.

“Fui indicado por um professor da Pós em Extensão Rural da UFV, que nos enviou esse evento e valeu muito a pena acompanhar todo esse debate riquíssimo. Muito obrigado aos envolvidos/as”, afirmou um dos participantes do encontro.

A Prof.ª Laila e o Prof. Livio ficaram muito agradecidos pela parceria da EMATER - ASCAR/RS na atividade, pois foi uma forma de expandir os horizontes dos conhecimentos dos estudantes sobre o rural brasileiro, confrontando a realidade do Pará com a de outros estados. Além disso, os professores também entendem esse momento como um evento de promoção de interinstitucionalidade e de interrelação entre os próprios campi da Unifesspa.

aula aberta extensao rural