Transparência ativa: Ferramenta on-line possibilita o acompanhamento orçamentário da Unifesspa

• Publicado: Sexta, 28 de Mai de 2021, 17h17
  • Última atualização em Domingo, 30 de Mai de 2021, 12h23
  • Acessos: 2084

orc2A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) disponibilizou à comunidade acadêmica e demais setores da sociedade uma nova ferramenta que permite o acompanhamento, de forma virtual, do orçamento institucional da universidade. Clique aqui e confira o orçamento detelhado da Unifesspa.

Hospedado na plataforma “Google Data Studio” e ativo desde o mês de março deste ano, o novo recurso apresenta relatórios orçamentários sintéticos e analíticos, por meio de gráficos, o que ajuda a facilitar a compreensão do cidadão que acessa essas informações.

Além disso, a plataforma também mostra a série histórica orçamentária, em que são detalhadas todas as alocações de créditos recebidos pela Unifesspa, incluindo orçamento da Lei Orçamentária Anual (LOA), Termos de Execução Descentralizada TED`s e Emendas Parlamentares Individuais e da Bancada Paraense.

Dados como gastos com pessoal, pagamentos de bolsas e auxílios do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), além de total de recursos utilizados para investimentos em melhorias e o pagamento de despesas  de  custeio (energia, limpeza, conservação e vigilância por exemplo) estão elencados na plataforma.

Atualmente, os dados são atualizados pela Divisão de Gestão Orçamentária (DIORC), vinculada à Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Seplan). Para utilizar a ferramenta, basta acessar o site da Seplan, na guia documentação, clicando na opção orçamento. “O propósito da utilização da ferramenta, é justamente transparência pública e ter um controle do nosso orçamento de forma mais visual e dinâmica, onde uma simples escolha de filtro, pode retornar inúmeras informações para tomada de decisões”, explica o Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Manoel Enio Aguiar.

Desenvolvimento - A ideia para utilização dessa ferramenta, partiu da Administração Superior da universidade, que viu a necessidade da apresentação do orçamento da Instituição, de forma mais visual e analítica, justamente para facilitar ainda mais as tomadas de decisões. A plataforma escolhida para atender essa demanda foi o “Google Data Studio”, ferramenta totalmente gratuita e mais simples de ser utilizada. Para criação dos relatórios, houve a participação do Secretário de Planejamento da Unifesspa.

seplan secretario“A criação e disponibilização dessa ferramenta, é extremamente útil para universidade, pois através das informações contidas nos relatórios orçamentários criados, é possível ter uma visão clara de como estão ocorrendo as alocações de crédito na instituição, bem como na análise, para tomada de decisões mais acertadas”, explica o administrador Cleydenver Rocha, da Divisão de Gestão Orçamentária (Diorc/Seplan).

O servidor, responsável pelo projeto, um dos primeiros do tipo da Unifesspa, destaca também que “a ferramenta possibilitará à sociedade a oportunidade de ver a real situação da instituição, que mesmo sofrendo grandes cortes orçamentários nos últimos anos, consegue avançar, alcançando notas excelentes, por ocasião das avaliações dos cursos, pelo Ministério da Educação (MEC)”.

Cortes nos recursos -  Vale lembrar que, assim como outras Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), a Unifesspa teve seu orçamento reduzido, mais uma vez, em 2021 pelo Governo Federal. Dados da Seplan apontam que o corte total de 2021, em relação ao ano passado, é de 18,92%. Esse valor corresponde a R$4,7 milhões a menos nos recursos destinados à Unifesspa.

Para fazer frente ao corte, foi preciso suspender o Plano de Gestão Orçamentária da Unifesspa (PGO-2021) e instituir um Plano de Gestão Orçamentária Emergencial (PGOE), contemplando apenas um conjunto de ações estritamente elementares ao funcionamento da Unifesspa. Caso não haja mudanças neste cenário, as áreas mais atingidas serão os serviços básicos, como energia, limpeza e segurança e, academicamente, auxílios, como bolsas de ensino, pesquisa e extensão e de assistência estudantil, que deverão ser descontinuadas se não mudar o quadro orçamentário.