IEX: Podcast produzido por Grupo de Estudos visibiliza obras literárias de escritoras paraenses

• Publicado: Sexta, 04 de Junho de 2021, 11h17
  • Última atualização em Sexta, 04 de Junho de 2021, 11h24

escritoras paraensesO podcast “Escritoras Paraenses” é um projeto de divulgação das produções literárias autoras paraenses, sendo uma das ações do Grupo de Estudos e Pesquisas Escritoras Paraenses (GEPEPs), vinculado ao curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa, do Instituto de Estudos do Xingu (IEX) da Unifesspa. A cada ano, o GEPEPs dedica seus estudos a uma escritora do Estado do Pará.

Coordenado pela professora Luciana Ataide, o grupo vinha com uma agenda de encontros presenciais/mensais e, em cada encontro, uma obra literária era discutida. Com o isolamento social causado pela COVID-19, os encontros mensais continuaram, porém de forma virtual. Nessa nova modalidade, nem todas as participantes conseguiam ser frequentes, especialmente participantes externas à universidade. Outro impacto foi em relação à dinamicidade dos encontros que eram realizados, ora no Instituto de Estudos do Xingu, ora em outros espaços da cidade, com uma organização para melhor acolher as participantes.

Na impossibilidade de ter esse momento presencial de acolhimento e pensando no não esvaziamento do Grupo, em agosto de 2020, as pesquisadoras tiveram a ideia de criar o podcast Escritoras Paraenses. O intuito é manter as experiências de dinamicidade das leituras coletivas realizadas pelo Grupo e, especialmente, intensificar o processo de visibilização das obras literárias de autoria feminina do Estado, já que se trata de produções das quais a memória e os registros são quase inexistentes, descartados ou silenciados.

Assim, o podcast teve sua estreia com divulgação de crônicas de Eneida de Villas Boas Costa de Moraes (1904-1971). De agosto a dezembro de 2020, foram divulgadas crônicas que fazem parte das coletâneas Cão da Madrugada (1954), Aruanda (1957) e Banho de cheiro (1962). Mesmo no período de recesso do Grupo, em janeiro de 2021, o podcast Escritoras Paraenses manteve as publicações semanais, com uma edição especial dedicada a professoras que hoje atuam na Educação Básica do Estado do Pará e que também se dedicam a escritas poéticas. Foi a primeira temporada da Série “ELAS”, com a apresentação de poemas das professoras/escritoras Cris Belo, Ádila Cabral, Ieié e Lucinha Amaral.

Em fevereiro, as leituras do GEPEPs foram retomadas e, durante todo o ano, serão dedicadas às obras da escritora paraense Adalcinda Magno Camarão Luxardo (1914-2005). Já foram divulgados, durantes os meses de fevereiro, março e abril, alguns poemas de Adalcinda que compõem a obra Vidência (1943) e as coletâneas Baladas de Monte Alegre (1949) e Entre espelhos e estrelas (1953). No último mês de maio, o podcast apresentou a segunda temporada da Série “ELAS” com apresentação de textos literários das poetas Francisca Cerqueira, Nathália Cruz, Mayara La-Rocque e Monique Malcher.

Até o momento, o que o Grupo de Estudos pode perceber, a partir das leituras dessas obras, é que elementos como lembranças, terra natal, paisagens, valores sociais, valores culturais, tradições, povos, memórias, tempo, resistência, força, lutas, são responsáveis por conferir singularidades a obras dessas mulheres escritoras. Com maior visibilização e maior reconhecimento, essas produções podem ser um importante referencial para se pensar uma renovação estética no cenário literário nacional.

Foi pensando nesse trabalho de promoção da literatura de autoria feminina do Estado do Pará com realização de estudos, pesquisas, divulgação, grupo de leituras, que tanto o GEPEPs quanto o podcast foram criados. Com publicação semanal, às quartas-feiras, o podcast Escritoras Paraenses está hospedado no site: https://anchor.fm/gepeps-escrita. Também pode ser acompanhado nas plataformas digitais: Spotify, Breaker, Google Podcast, RadioPublic, Overcast e Pocket Cast.

Acompanhe também essas e outras ações do GEPEPs no Instagram: https://www.instagram.com/gepep.s/