III Congresso Araguaiense de Ciências Exata, Tecnológica e Social Aplicada ocorrerá de forma remota e com novidades

• Publicado: Quinta, 19 de Agosto de 2021, 16h47
  • Última atualização em Sexta, 27 de Agosto de 2021, 16h17

Imagem 600x350 sigeventosCom o tema "O papel das Universidades em um novo tempo: reflexões, ações e desafios durante e pós-pandemia", a terceira edição do Congresso Araguaiense de Ciências Exata, Tecnológica e Social Aplicada (Conara), organizado por servidores do Instituto de Engenharia do Araguaia (IEA) da Unifesspa, está programada para ocorrer entre os dias 29 de novembro e 03 de dezembro de 2021, forma gratuita e virtual.

O Conara objetiva contribuir e divulgar a produção acadêmico-científica e profissional inerentes à formação, à pesquisa, à extensão e ao desenvolvimento cultural e tecnológico nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Licenciatura em Matemática e campos afins.

Uma das novidades da edição deste ano é a associação com a realização da I Mostra de Ciência e Tecnologia da Educação Básica de Santana do Araguaia/PA (I Moctec), que será realizada como encerramento do evento. A Mostra é voltada a estudantes do ensino fundamental e médio da região, com premiação de bolsas disponibilizadas pelo CNPq. Clique aqui e saiba mais sobre a Moctec.

Inscrições - O diretor-adjunto do IEA, prof. Tarcisio Binoti, afirma que o congresso tem tido crescimento de trabalhos e participantes de outras localidades do Brasil e até mesmo do exterior. A coordenação está se preparando para receber trabalhos internacionais, pois tem expectativa que o evento cresça ainda mais. Todas as inscrições estão acontecendo através do SIGeventos pelo link: https://sigeventos.unifesspa.edu.br/sigeventos/public/home.xhtml

Com o crescimento significativo de participantes e apresentações de trabalhos nacionais e internacionais, a expectativa é de manter a realização do evento de forma hibrida, até mesmo com um possível retorno presencial. "Estamos trabalhando com frentes de tradução de templates e informações para espanhol e inglês para atrair outros autores e fazer uma conexão mais forte com os 'colegas' da América Latina", destaca Binoti.

Desde o segundo Conara, os melhores trabalhos apresentados em formato de artigo compacto e com pelos menos 01 (um) autor com titulação de Doutorado serão indicados para publicação da revista científica The Journal of Engineering and Exact Sciences, os melhores serão indicados por uma banca avaliativa.

"Ciente de seu compromisso social, o campus da Unifesspa em Santana do Araguaia realiza anualmente este congresso para colocar os nossos alunos em contato com a realidade do mercado de trabalho e, também, para incluir diferentes meios sociais em nosso ambiente de aprendizagem e na linha de inovação. O objetivo do Conara é compartilhar, para que mais pessoas tenham a oportunidade de expandir seus conhecimentos e dialogar das experiências na ciência. Esperamos a participação de todos", ressalta o diretor do IEA, prof. Carlos Maviel.

Principais datas:

- Inscrições para o Evento: 16/07/2021 a 28/11/2021

- Submissões de trabalhos compactos e resumos expandidos: 09/08/2021 a 19/09/2021

- Submissão de propostas de Minicursos:  09/08/2021 a 19/09/2021

Mais informações em: https://sigeventos.unifesspa.edu.br/evento/3CONARA2021