Naia celebra 8 anos de trajetória exitosa no desenvolvimento de políticas e práticas de inclusão com alunos com deficiência

• Publicado: Sexta, 01 de Abril de 2022, 10h44
  • Última atualização em Sexta, 01 de Abril de 2022, 17h34

selo comemorativo naia 8 anosNeste 1º de abril, o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica (Naia) da Unifesspa celebra oito anos de existência. Em comemoração à data, o Naia vai realizar, no próximo dia 2 de maio, um evento comemorativo que contará com palestras e rodas de conversa, com a presença de pessoas com deficiência, bolsistas, ex-bolsistas e outros colaboradores.

O Núcleo foi implantado de forma efetiva em 2014, a partir de proposta elaborada pela Profa.Dra. Lucélia Cardoso Cavalcante, a qual era técnica pedagógica e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em educação especial pela UFSCar. Além de sua coordenação, a equipe inicial era composta também por seus bolsistas de programas e projetos institucionais e financiados por editais externos/MEC.

Desde sua fundação até hoje em dia, o Naia localiza-se na Unidade 1 da Unifesspa, ponto mais central e acessível para a maioria dos alunos com deficiência. Atualmente, sua equipe conta com sete servidores, sendo dois temporários, além de 37 bolsistas que atuam nos campi de Marabá, Rondon do Pará, São Félix do Xingu, Santana do Araguaia e Xinguara. Por meio desta equipe, muitos avanços foram realizados, havendo ainda outros desafios a serem vencidos.

Considerando a expansão do número de alunos com deficiência na Unifesspa, a qual possui atualmente 164 alunos público-alvo da educação especial com matrícula ativa, o trabalho do núcleo está em constante expansão.

De acordo com dados do Naia, apenas no último ano, foram acessibilizados 51 livros, 189 artigos e 168 capítulos de livros para alunos com deficiência visual. Além disso, foram feitas 267 audiodescrições, 31 traduções para Libras de materiais audiovisuais e 26 traduções de editais e documentos institucionais.

Estágio NAIANo que se refere à extensão universitária, a partir de projetos como os da Profa. Dra. Lucélia Cavalcante e da técnica administrativa Lúcia Gomes, mais de 1800 pessoas já foram beneficiadas, entre comunidade interna e externa à Unifesspa, as quais receberam cursos de formação continuada para professores, cursos de Libras do básico ao avançado e palestras e oficinas em temáticas voltadas à educação especial.

Apesar do trabalho já realizado, ainda são muitos os desafios para o Núcleo, entre estes, a contratação efetiva de profissionais para compor uma equipe multifuncional, extremamente necessária para este espaço como: Psicólogo, Tradutores e Intérpretes de Libras, Terapeuta Ocupacional, Fonoaudiólogo, Psicopedagogo, Cuidadores, entre outros profissionais que atuam na área, além da ampliação do número de servidores de apoio administrativo.

O Naia dispõe de serviços, recursos e equipamentos que permitem a acessibilização e que contribuem para a permanência dos estudantes da graduação e pós-graduação atendidos pelo Núcleo. Considerando a relevância do Naia para efetivação dos direitos dos estudantes com deficiência matriculados na Unifesspa, a data de sua criação é importante para aqueles que pesquisam sobre a inclusão, para os simpatizantes da causa e familiares e amigos das pessoas com deficiência. A trajetória do núcleo de acessibilidade foi sempre pontuada por muitos desafios, mas, também, por muita satisfação em desenvolver um trabalho que contribui para o crescimento destes indivíduos e isso renova as energias para superar as adversidades.

Equipe México