Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Café da manhã alusivo ao Dia das Mães reúne servidoras da Unifesspa em momento de interação e reflexão sobre a data

  • Publicado: Sexta, 06 de Mai de 2022, 12h03
  • Última atualização em Quarta, 11 de Mai de 2022, 12h05
  • Acessos: 1153

cafe dia maesUm café da manhã especial em alusão ao Dia das Mães reuniu, na manhã desta sexta-feira (6), em Marabá, servidoras da Unifesspa em um momento de confraternização e reflexão sobre o significado desta data. Além de interagir entre elas, as servidoras participaram de dinâmicas e sorteios de brindes. A ação foi organizada pela Divisão de Saúde e Qualidade de Vida da Progep.

A vice-reitora da Unifesspa, profa. Lucélia Cavalcante, esteve presente no evento. A partir de experiências pessoais, ela falou sobre os preconceitos que as mulheres enfrentam ao conciliar a vida profissional com a maternidade. Mais especificamente, frisou os desafios de ser mãe e manter a carreira científica.

“Muitas vezes somos discriminadas tanto por ser mulher, quanto por ser mãe. As pessoas escolhem não te chamar para algum evento, seja pessoal ou profissional, simplesmente porque você tem um filho. Nisso, você acaba sofrendo formas de exclusão e nós precisamos romper com essa cultura”, declarou.

Já o reitor Francisco Ribeiro aproveitou a oportunidade para salutar a importância das lutas que visam corrigir distorções e tirar da invisibilidade mães cientistas, a exemplo a exemplo da inclusão da licença maternidade no currículo lattes, plataforma oficial do CNPq onde são cadastrados os cientistas brasileiros das diversas áreas do conhecimento.

A inclusão do registro de afastamento para mães pesquisadoras atende a uma demanda antiga que, além do reconhecimento dessa importante fase de suas vidas, busca corrigir eventuais distorções sobre a mensuração da produção acadêmica dessas mulheres, situação que poderia prejudicá-las, por exemplo, na disputa por bolsas de pesquisa. 

Fim do conteúdo da página