Unifesspa amplia quantidade de convênios e estudantes ganham mais opções para estágios

• Publicado: Sexta, 20 de Mai de 2022, 10h55
  • Última atualização em Segunda, 23 de Mai de 2022, 10h44

estagiaria amandaCom o objetivo de propiciar vivência, na dimensão prática, aos estudantes de graduação, a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) segue empreendendo esforços para ampliar as possibilidades de estágios, firmando novos convênios com empresas privadas e instituições públicas.

Nos últimos anos, é percebido um aumento substancial na quantidade de contratos firmados. Em 2021, por exemplo, 80 convênios de estágio com empresas foram assinados e somente nos primeiros meses deste ano outros 31 novos foram acordados. Se for mantido este ritmo, a expectativa é fechar 2022 com uma média de 100 convênios de estágio estabelecidos.

“Todas as semanas recebemos propostas de convênios de empresas públicas e privadas. Com isso, elevamos as ofertas de vagas para os alunos”, explica o coordenador de Estágio e Viagens de Campo (CEVC), prof. Daniel Clemente. O CEVC é o setor responsável por organizar as atividades de estágio na Unifesspa, fazendo a mediação entre as empresas e os estudantes.

Não muito raro, o estágio profissional é a primeira experiência prática que o formando pode ter em sua área de atuação, de forma a vivenciar os desafios e o dia a dia da carreira pretendida, assim como pleitear uma contratação efetiva. Os estágios não curriculares, que obrigatoriamente devem ser remunerados, são excelentes oportunidades para aqueles que precisam complementar ou obter renda enquanto estão na graduação.

“Isso reflete no número de alunos que fazem principalmente o estágio não obrigatório. Em 2021, tivemos 66 alunos(as) que conseguiram ser firmados no estágio não obrigatório em Marabá. Já este ano temos 65 alunos(as) que se firmaram no estágio não obrigatório no município”, ressalta o coordenador.

A parceria com agências de estágio, a exemplo do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), também têm ajudado a ampliar oportunidades de vagas. “As agências publicam suas vagas em plataformas digitais, e também informam à CEVC quanto à disponibilidade dessas vagas, as quais são repassadas por e-mail aos coordenadores de estágio. A contratação dos estagiários é realizada diretamente pelas agências de integração”.

Como funcionam os estágios – Há duas modalidades de estágio: o curricular obrigatório e o opcional. Saiba como funciona cada modalidade:

O Estágio Obrigatório é uma componente curricular obrigatória do curso do discente, ou seja, o discente é obrigado a realizar essa modalidade de estágio para conclusão do curso. Nessa modalidade de estágio a Instituição Concedente de estágio pode ou não conceder qualquer benefício para o estagiário (bolsa auxílio, auxílio-transporte, seguro, etc.)

O Estágio Não Obrigatório é uma atividade opcional, ou seja, o aluno não é obrigado a realizar esse tipo de estágio para conclusão do curso. Nessa modalidade de estágio a empresa é obrigada a conceder bolsa auxílio ou outra forma de contraprestação, além do auxílio transporte e do seguro em nome do estagiário.

Como os alunos podem se informar sobre as oportunidades – Os alunos podem se informar com a Coordenadoria de Estágio e Viagens de Campo (CEVC), ou com o coordenador de estágio do curso. Sugerimos também que entrem em contato com as agências de integração conveniadas, para maiores atualizações de cadastro”, acrescenta Daniel Clemente.

Clemente explica, ainda, que os alunos que souberem de vagas de estágio em empresas não conveniadas, também podem fazer contato com setor, para que seja verificada a viabilidade firmar o convênio de estágio com tais empresas.

Empresas conveniadas este ano – Confira abaixo a lista de empresas conveniadas desde o início de 2022:

• Silva Castro & Araujo Limitada
  • R. S. ENGENHARIA LTDA
  • Ministério Público do Estado do Pará
  • Imperasol Engenharia LTDA
  • Dobashi, Martins e CIA LTDA
  • Carajás Siderurgia LTDA
  • Autocoat - Equipamentos e Processos de Deposição Ltda

• Vale SA
  • Radiodifusão Carajás LTDA EPP
  • Pecmanejo Serviços e Assessoria Pecuária LTDA
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA
  • Instituto Euvaldo Lodi - Núcleo Regional do Pará (Iel-Pa)
  • Infomax Informática
  • Consórcio Paracanãs
  • Convênio Centro Educacional Colégio Monte Castelo Limitada
  • C. Daibes Pinheiro

• Sinobrás - Siderúrgica Norte Brasil S.A.
  • Prefeitura Municipal de São Félix do Xingu
  • Prefeitura Municipal de Santana do Araguaia
  • Parex Engenharia S.A.
  • Marco Farma
  • Comissão Pastoral da Terra
  • Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE
  • Prime Consulting Ltda

Acesse aqui mais informações sobre estágio na Unifesspa!

Confira as perguntas e respostas mais frequentes sobre estágio