Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

VII Seminário Institucional de Formação Docente fará um panorama da universidade pública  

  • Publicado: Segunda, 13 de Junho de 2022, 08h38
  • Última atualização em Segunda, 13 de Junho de 2022, 15h33
  • Acessos: 829

seminário docentesEm sua sétima edição, o Seminário Institucional de Formação Docente da Unifesspa tem como tema "Universidade pública: panorama e perspectivas global/local" e será realizado, presencialmente, no dia 23 de junho de 2022, no auditório da Unidade III do Campus de Marabá da Unifesspa. Esse evento propõe-se a ser um espaço de discussões/reflexões acerca da universidade pública, visando ao fortalecimento da formação docente na dimensão político-pedagógica e na afirmação da identidade profissional e institucional que mobiliza para o compromisso com a democracia e com a justiça social.

Na programação, pela manhã, terá a abertura, com as boas-vindas, atividade cultural e Mesa de autoridades. Na sequência, acontecerá uma conferência, intitulada “Universidade no Brasil como bem público e estratégia de resistência”, que terá como palestrante a Profa. Dra. Maria Beatriz Moreira Luce e como moderador o Prof. Me. Josiel de Oliveira Batista. Essa mesa terá como objetivo discutir a universidade no Brasil como bem público e como estratégia de resistência, com abordagem de aspectos históricos de constituição, modelos, reforma, além de problemas e formas de enfrentamento na contemporaneidade.

Maria Beatriz Luce é Doutora em Educação e professora de Política e Administração da Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atuando em cursos de licenciatura e no PPG de Educação, pesquisa e extensão sobre Política e Gestão da Educação. Teve diversas experiências de administração acadêmica. Foi a Reitora pro tempore para a implantação da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e Secretária de Educação Básica no Ministério da Educação, em 2014. No Conselho Nacional de Educação, integrou a Câmara de Educação Superior e a Câmara de Educação Básica. Participa ativamente de diversas entidades acadêmico-científicas, como a ANPEd, sendo atualmente sua 1ª Secretária; a SBPC; a ANFOPE e a ANPAE, tendo sido desta Presidente e Diretora de Pesquisa e Publicações. Foi editora da Revista Brasileira de Política e Administração da Educação durante vários períodos e é membro de seu conselho editorial como de outros periódicos nacionais e estrangeiros. Atualmente é editora-associada do periódico Education Review - Resenhas Educativas. Participou da comissão especial que propôs o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e de muitos outros trabalhos na área de Educação, com ênfase em Política, Avaliação, Planejamento e Legislação Educacional, Gestão Universitária e Educação Comparada.

Josiel Batista é Mestre em Educação em Ciências e em Matemática e professor do magistério superior da Unifesspa. Foi Diretor do Instituto de Engenharia do Araguaia, no período de 2014 a 2015. Atuou como diretor da Faculdade de Ciências Agrárias de Marabá (FCAM) e coordenador do Curso de bacharelado em Agronomia da FCAM/IEDAR/Unifesspa, nos anos de 2018 e 2019. Tem experiência na área de Educação em ciências e em matemática, de Matemática e de Química, atuando com projetos e orientações nas áreas de formação de professores, educação especial e produção de recursos didáticos manipuláveis para o ensino de matemática, física, química e ciências naturais. É membro dos seguintes Grupos de Pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação de Professores (GEForProf) - linhas de pesquisa: Estudos sobre a fenomenologia e Educação Matemática - e Estágio Supervisionado: articulação entre ensino, pesquisa e extensão.           

No turno vespertino, o seminário contará com um memorial “Unifesspa: entre memória e história” e uma mesa-redonda “Ensino, Pesquisa e Extensão na Unifesspa: panorama e perspectivas”. O memorial terá como narradores a Profa. Dra. Idelma Santiago da Silva e o Prof. Dr. Narciso das Neves Soares.  Idelma Santiago é Doutora em História pela Universidade Federal de Goiás e professora na Unifesspa, Instituto de Ciências Humanas/Faculdade de Educação do Campo. Também atua no Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia e no Programa de Pós-Graduação em História. Tem experiência na área da Educação do Campo e História Cultural e Social, nos temas de Cultura, Migração, Memória, Identidade e Gênero. Exerceu mandato no cargo de vice-reitora da Unifesspa (2016-2020). Líder do Grupo de Pesquisa Culturas, Identidades e Dinâmicas Sociais na Amazônia Oriental Brasileira (Unifesspa/CNPq). Membro do Conselho Científico da Associação Nacional de História Oral (2020-2022).

Narciso Soares é Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e professor da Unifesspa, lotado no curso de Matemática do Campus de Marabá. Atua, como docente, também no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física -  MNPEF e, como docente e coordenador, no Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECM, ambos na Unifesspa. Foi Diretor da Faculdade de Matemática (Famat/Unifesspa) e Coordenador do Curso de Matemática da Famat. Líder do Grupo de Pesquisa GEPEM/Unifesspa. Atuou como Coordenador do curso de Graduação em Matemática por diversos períodos e como Vice-coordenador do Campus de Marabá da Universidade Federal do Pará (UFPA). Tem experiência na área de Matemática Aplicada, Tecnologias de Informática no Ensino e Aprendizagem e, na área de Educação Matemática, com ênfase em Currículo e Formação de Professores. A proposição desse memorial é de que a profa. Idelma e o prof. Narciso, a partir de suas vivências e atuação, compartilhem memórias de composição da história da Unifesspa, desde o campus da UFPA até os dias atuais. Terá como interlocutora a TAE Dra. Leila Aparecida de Souza, Técnica em Assuntos Educacionais da Proeg/Unifesspa.

Finaliza a programação desse evento a mesa-redonda “Ensino, Pesquisa e Extensão na Unifesspa: panorama e perspectivas”, que será composta pelo Prof. Dr. Denilson da Silva Costa, Pró-Reitor de Ensino de Graduação da Unifesspa; pela Profa. Dra. Lucia Cristina Cavalcante da Silva, Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Estudantis da Unifesspa, e o Prof. Dr. Francisco Adriano de Oliveira Carvalho, Diretor de Pós-Graduação e Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica da Unifesspa, em exercício. Mediará esse momento de socialização de políticas de Ensino, Pesquisa e Extensão em desenvolvimento na Unifesspa e suas perspectivas, a Profa. Dra. Lygia Maria Policarpio Ferreira, Diretora de Ensino da Proeg/Unifesspa.

Inscrições - A inscrição no seminário deverá ser realizada pelo Sistema Integrado de Gestão de Eventos - SIGEventos até o dia 22 de junho de 2022 e está aberta aos servidores da Unifesspa, especialmente os docentes, e demais interessados(as). Acesse o tutorial para inscrições aqui! A organização do evento é da Coordenadoria de Acompanhamento Docente e Discente (Cadd)/Divisão de Formação Docente e Apoio ao Discente (Difdad) da Proeg/Unifesspa. Para mais informações, os interessados podem enviar e-mail à Divisão de Formação Docente e Apoio ao Discente, através do endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Confira a programação:

Manhã

08h30min – Boas-vindas e atividade cultural.

08h45mim – Mesa de abertura.

Convidados(as):

Prof. Dr. Francisco Ribeiro da Costa – Reitor da Unifesspa;

Prof. Dr. Denilson da Silva Costa – Pró-Reitor de Ensino de Graduação;

Profa. Dra. Lygia Maria Policarpio Ferreira – Diretora de Ensino da Proeg;

Profa. Ma. Elizabeth Rego Sabino – Chefe da Divisão de Formação Docente e Apoio ao Discente da Proeg.

09h15min Conferência: Universidade no Brasil como bem público e estratégia de resistência.

Palestrante: Profa. Dra. Maria Beatriz Moreira Luce (UFRGS).

Moderador: Prof. Me. Josiel de Oliveira Batista (Unifesspa).                  

10h45min – Trocas de saberes.

12h - Encerramento.

 

Tarde

14h - Memorial: Unifesspa: entre memória e história. 

Narradores:

Profa. Dra. Idelma Santiago da Silva  (Unifesspa);

Prof. Dr. Narciso das Neves Soares (Unifesspa).

Interlocutora: Leila Aparecida de Souza (Proeg/Unifesspa).  

15h30min – Vídeo “Somos Unifesspa”. 

16h - Mesa-redonda: Ensino, Pesquisa e Extensão na Unifesspa: panorama e perspectivas.

Palestrantes: 

-  Prof. Dr. Denilson da Silva Costa (Proeg/Unifesspa);

- Profa. Dra. Lucia Cristina Cavalcante da Silva (Proex/Unifesspa);

- Prof. Dr. Francisco Adriano de Oliveira Carvalho (Propit/Unifesspa).

Mediadora: Profa. Dra. Lygia Maria Policarpio Ferreira (Proeg/Unifesspa).

17h30min – Trocas de saberes.

18h - Encerramento.

Fim do conteúdo da página