superação

Estudantes com deficiência se destacam em apresentação de TCC

• Publicado: Quarta, 29 de Junho de 2022, 16h39
  • Última atualização em Quinta, 30 de Junho de 2022, 17h49

No último mês quatro discentes com deficiência da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) receberam destaque na defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Após uma das etapas mais importantes da vida acadêmica de qualquer estudante: a defesa do TCC, os alunos Ademar Alves, Jéssica Teixeira, Katiane Santos e Renan Lucas, que enfrentaram diferentes desafios por conta de suas deficiências, receberam uma avaliação em comum: passaram com conceito excelente no trabalho final da graduação.

Para Lúcia Santos, coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica (Naia) da Unifesspa, "As defesas dos trabalhos de conclusão de curso destes estudantes representam uma conquista importante para os discentes, e também para a Universidade, pois mostram o esforço e a dedicação dos discentes com deficiência, dos docentes, da gestão superior e técnicos comprometidos em garantir a inclusão de estudantes com deficiência durante toda a sua trajetória acadêmica, assegurando educação de qualidade a todos. Estão de parabéns todos os alunos e a Unifesspa por possibilitar a concretização de sonhos", enfatiza.

Katiane Silva dos Santos, discente com baixa visão do curso de pedagogia, sob coordenação da professora Dra Lucélia Cavalcante, apresentou, no dia 29 de junho, o trabalho “A Formação e Atuação Docente nos Cursos de Graduação da Unifesspa: análises sobre indicadores de inclusão educacional” em que realiza uma importante discussão sobre a formação dos docentes, bem como a percepção que estes possuem sobre a inclusão de discentes com deficiência. Os professores Dra. Ana Clédina R. Gomes (UFPA) e Dr Tiese Rodrigues T. Júnior, que integraram a banca examinadora, destacaram a grande qualidade da produção acadêmica da discente. Na iamgem abaixo acompanhe o registro de sua defesa.

Katiane Santos

Outro trabalho que teve seu tema e qualidade ressaltada pela banca examinadora foi o apresentado pela discente Jéssica Tayane Soares Teixeira, do curso de Letras-Português que defendeu, no dia 24 de junho, TCC com o título “A Construção dos Processos de Identificação Cultural nas Amazônias no Romance Terra de Icamiaba do Escritor Amazônida Abguar Bastos” orientada pela Prof. Dra. Liliane Batista Barros (UFPA). Durante sua apresentação, a discente que possui paralisia cerebral, frisou a importância que o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica (NAIA) teve ao longo da sua graduação, em especial, na etapa da construção do TCC, com a oferta de Atendimento Educacional Especializado, pelo departamento chefiado pela servidora Celma Rocha. A imagem abaixo mostra a apresentação do TCC da discente que aconteceu de forma remota.

Jessica Tayane

No dia 15 de junho, Renan Lucas Israel Nascimento da Silva, discente com baixa visão, também do curso Letras-português, defendeu TCC com o título “A produção de sentidos: Um Estudo sobre a avaliação da coerência textual no gênero redação do ENEM” sob orientação da Profª. Dra. Maysa de Pádua Paulinelli. Acompanhe abaixo o registro da defesa do acadêmico.

Lucas Silva

O discente Ademar Alves dos Santos abordou a temática da inclusão com o trabalho “Histórias de Vida e Políticas Públicas da Pessoa Com Deficiência na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (2013-2018), apresentado no dia 31 de maio, sob orientação do Prof. Dr. Carlo Guimarães Monti. O tema reflete, em grande medida, a própria trajetória do discente, que passou por muitas conquistas e obstáculos em seu percurso acadêmico como discentes com cegueira no curso de licenciatura de história. O registro abaixo mostra o momento de sua defesa.

Ademar Alves