POLO CANAÃ DOS CARAJÁS

Estudantes apresentam mini barcos à vapor produzidos com material reciclado, no 3º Circuito de Educação Pública

• Publicado: Quinta, 30 de Junho de 2022, 17h01
  • Última atualização em Sábado, 02 de Julho de 2022, 00h57

O 3º Circuito de Educação Pública de Canaã dos Carajás - Conexão, Ciência e Sociedade, aconteceu no último sábado (25), na Usipaz, com o tema “No banzeiro da ciência: reciclagem em movimento”. O evento que foi promovido pela Prefeitura Municipal, em Parceria com a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), envolveu estudantes da rede pública do município de Canaã dos Carajás.

CircuitoEntre as escolas participantes estiveram oito municipais e seis estaduais. A proposta do circuito científico é promover a integração do ensino superior com a educação pública de nível fundamental e médio. A cada equipe de escola participante há um monitor dos cursos de graduação da Unifesspa, do Polo de Canaã dos Carajás. Nesta edição participaram os cursos de matemática e engenharia civil.

Em cada edição do evento é proposto um desafio aos participantes. Dessa vez, cada equipe apresentou um barquinho a vapor totalmente construído com material reciclado. Aos acadêmicos foi disponibilizado um vídeo com um exemplo básico de barquinho como orientação para o desafio. Confira aqui.

Durante a apresentação cada equipe apresentou seu barquinho que foi avaliado pelo júri, que considerou aspectos estéticos e eficiência no movimento (velocidade, peso, resistência, etc). A pontuação do desafio compreendeu a estética dos barcos, a velocidade e a disputa de uma corrida entre as equipes. Nesta edição participaram da competição 14 equipes.

A campeã foi a equipe Midgard, formada pelos alunos da Escola Estadual Irmã Laura. Na segunda colocação ficou a equipe Barquinhos Lions CMDS, da Escola Municipal Carmelo Mendes Da Silva e em terceiro lugar ficou a equipe Elite da Escola Municipal de Ensino Fundamental Sebastião Agripino da Silva.

As equipes foram avaliadas pelo júri formado pelos professores da Unifesspa: Renata Soraia Guimarães dos Santos,  coordenadora do curso de Matemática no Polo de Ensino Pesquisa, Extensão, Tecnologia e Inovação (Pepeti); José Elisandro de Andrade, coordenador de engenharia mecânica no Pepeti; e Fagney Brito Gomes, engenheiro civil e servidor da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Diego Macedo, diretor geral do Pepeti, explica que Conexão Ciência e Sociedade é um movimento que está mobilizando a educação pública em Canaã dos Carajás, desde as escolas municipais com o ensino fundamental até as escolas estaduais com o ensino médio sempre em interação com as 12 turmas de graduação que a Unifesspa oferece naquele município através do PEPETI. "As 18 equipes, de 8 diferentes escolas locais, disputam mensalmente desafios que envolvem diferentes competências e habilidades destes estudantes, mediados pela ciência, coordenados pelos professores da Unifesspa e com a monitoria de estudantes das turmas de graduação", pontuou.

O diretor esclarece ainda que "trata-se de uma robusta ação de extensão realizada pela Unifesspa com o apoio da Prefeitura municipal articulando a ciência com a educação pública de Canaã, despertando o olhar dos estudantes periféricos do ensino básico às novas possibilidades em suas trajetórias de vida, sejam como engenheiros, professores, agrônomos, artistas ou jornalistas, pela educação pública, gratuita e de excelência, podem então, constituírem-se agentes de desenvolvimento regionais para conduzir a região no futuro próximo".