DIVERSIDADE

Programação com temáticas indígenas e quilombolas fazem parte da IX Calourada da Unifesspa

• Publicado: Sexta, 01 de Julho de 2022, 16h00
  • Última atualização em Sábado, 02 de Julho de 2022, 00h53

Os preparativos para a IX Semana de Recepção e Integração dos Calouros Unifesspa está a todo vapor. Como parte da programação do evento que tem a temática “Universidade viva: fortalecendo vínculos e identidades” estão diversas atividades culturais, mesa-redonda, momentos de reflexão e muito mais de inclusão de temáticas indígenas e quilombolas.

A finalidade da Calourada é recepcionar os estudantes ingressantes e colaborar com a integração desses com a comunidade acadêmica através de atividades educativas e culturais. Para apresentar a diversidade que a Unifesspa está inserida foi preparado uma programação ampla com a temática indígena e quilombola. Confira na íntegra logo abaixo:

Na segunda-feira (11/07) serão entregues os kits aos calouros, na unidade I da Unifesspa. No mesmo dia, no auditório da Unidade I, das 10 às 12h, haverá uma roda de conversa com a temática: Diálogo com os coletivos discentes Indígenas e Quilombolas. A ação será transmitida ao vivo pelo canal da Unifesspa no YouTube. Ainda no dia 11, no estacionamento da unidade I (na primeira tenda), das 16 às 18h, haverá apresentação de músicas, artes e artesanatos quilombolas.

A programação do dia 11 continua. Na segunda tenda, localizada no estacionamento da Unidade I, haverá exposição de artes, músicas e artesanatos indígenas, das 16 às 18h. Logo mais das 19h30 às 21h, no Tapiri da Unidade I, haverá a Noite Cultural dos Indígenas e Quilombolas.

Na quarta-feira (13/07), das 8h30 às 10h, haverá a entrega dos Kits do Calouro, que acontecerá no Auditório Central da Unidade II, a ação será transmitida ao vivo pelo canal da Unifesspa no YouTube. Na sequência, das 10h às 14h, no auditório da Unidade I, haverá uma mesa-redonda abordando a Presença Indígena e Quilombola na Unifesspa.

Ainda no dia 13 e no auditório da Unidade I, das 18h30 às 20h0, haverá uma mesa-redonda que abordará sobre Racismo Institucional. O debate será transmitido pelo canal da Unifesspa no YouTube.

Confira na íntegra a programação descrita nesta matéria:

Dia e Hora: Segunda-feira, 11/07, das 10 às 12h.

Local: auditório da Unidade I (com transmissão pelo canal da Unifesspa no Youtube).

Roda de conversa: Diálogo com os coletivos discentes Indígenas e Quilombolas.

Convidados(as): Discente Klícia Coelho - Curso de Pedagogia/ICH/Unifesspa;

Discente Rotokwyi Valdenilson – Curso de Direito/IEDS/Unifesspa;

Discente Rita Miranda Baião- Curso de Direito/IEDS/Unifesspa;

Discente Regilanne Guajajara – Curso Psicologia/IESB/Unifesspa;

Discente David Kakoktyire – Curso de Educação do Campo/ICH/Unifesspa;

Discente Maria Edileuza Machado - Curso de Engenharia de Minas e Meio Ambiente/IGE/Unifesspa.

Mediadora: Discente Regilanne Guajajara - Curso Psicologia/IESB/Unifesspa.

Dia e Hora: Segunda-feira, 11/07, das 16h às 18h.

Local: estacionamento da Unidade I.

Primeira tenda: Músicas/Artes/Artesanatos quilombolas.

Convidados(as): Discentes Quilombolas:

Discente Deleon Soares Vieira - Curso de História/ICH/Unifesspa;

Discente Gildete Pompeu Moreira - Curso de Direito/IEDS/Unifesspa;

Discente Letícia Chaves de Menezes - Curso de Matemática/ICE/Unifesspa;

Discente Elilete Trindade - Curso de Artes Visuais/ILLA/Unifesspa;

Discente Adenilce de Farias da Silva Vilhena - Curso de Letras/ILLA/Unifesspa.

Dia e Hora: Segunda-feira, 11/07, das 16h às 18h.

Local: estacionamento da Unidade I.

Segunda tenda:  Artes/Músicas/Artesanatos indígenas.

Convidados(as): Discentes Indígenas:

Discente Kryt Bujark - Curso de Artes Visuais/ILLA/Unifesspa;

Discente Woshington Guajajara - Curso de Artes Visuais/ILLA/Unifesspa;

Discente Nayara Totore - Curso de Ciências Econômicas/IEDAR/Unifesspa;

Discente Kumre Kine - Curso de Ciências Sociais/ICH/Unifesspa;

Discente Kokinire Haraxare - Curso de Artes Visuais/ILLA/Unifesspa.

Dia e Hora: Segunda-feira, 11/07, das 19h30 às 21h.

Local: Tapiri da Unidade I.

Atividade cultural: Noite cultural dos Indígenas e Quilombolas.

Convidados(as): Discente Aromkwyiti Kine - Curso de Educação do Campo/ICH/Unifesspa;

Karleison Coelho da Paixão - Egresso do Curso de Geografia/ICH/Unifesspa.

Mediadoras: Discente Regilanne Guajajara - Curso de Psicologia/IESB/Unifesspa;

Discente Gildete Pompeu Moreira - Curso de Direito/IEDS/Unifesspa.

Dia e Hora: Quarta-feira, 13/07, das 8h30 às 10h.

O quê: Entrega dos Kits do Calouro

Local: Auditório Central da Unidade II (com transmissão pelo canal da Unifesspa no Youtube).

Mesa-redonda: Presença Indígena e Quilombola na Unifesspa.

Convidados(as): Discente David Kakoktyire Valdenilson de Souza - Curso de Educação do Campo/ICH/Unifesspa;

Liderança indígena Katê Jurerê Burjack - Egresso do curso de Ciências Sociais/ICH/Unifesspa;

Discente Rayson Santa Rosa Pinheiro - Curso de Ciências Sociais/ICH/Unifesspa;

Liderança quilombola Paula de Menezes Baia - Egressa do Curso de Direito/IEDS/Unifesspa;

Profa. Dra. Rosani de Fátima Fernandes - Kaingang/Antropóloga/CIDHA/PPGD/UFPA.

Mediador(a): Discente Aromkwyiti Kine – Curso de Educação do Campo/ICH/Unifesspa;

Discente Gildete Pompeu Moreira - Curso de Direito/IEDS/Unifesspa.

Dia e Hora:  Quarta-feira, 13/07, das 18h30 às 20h30.

Local: Auditório da Unidade I (com transmissão pelo canal da Unifesspa no YouTube).

Horário: 18h30min às 20h30min.

Mesa-redonda: Racismo Institucional.

Convidados(as): Profa. Dra. Mirian Cristina dos Santos - Instituto de Estudos do Xingu/Unifesspa;

Concita Sompré  - Liderança indígena da Aldeia Kyikatejê;

Salomão Santos - Coordenação das Associações das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Pará – Malungu.

Mediadora: Discente Rotokwyi Valdenilson - Curso de Direito/IEDS/Unifesspa.