Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

 
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Calourada 2022: Unifesspa dará boas-vindas a mais de mil novos estudantes durante semana de acolhimento e integração

  • Publicado: Terça, 05 de Julho de 2022, 16h47
  • Última atualização em Terça, 12 de Julho de 2022, 23h19
  • Acessos: 600

arte calourada 2022A poucos dias para o início do período letivo regular, a Unifesspa se prepara para recepcionar os mais de mil novos estudantes de graduação que vão ingressar nos 42 diferentes cursos ofertados pela Instituição em seus cinco campi e também nos municípios onde possui turmas ativas por meio de convênios.

Como forma de acolher e celebrar a chegada desses novos acadêmicos, uma programação especial vem sendo preparada há meses, envolvendo diversos setores da universidade. A IX Semana de Recepção e Integração dos Calouros Unifesspa (Calourada 2022) irá ocorrer entre os dias 11 a 15 de julho, retornando às atividades no formato presencial e mantendo parte da programação de forma virtual para integrar os campi fora de sede.

Realizada anualmente, a calourada tem o compromisso de apresentar a estrutura e serviços da Unifesspa, bem como outras informações acadêmicas e políticas universitárias. A intenção é facilitar o início da vida acadêmica dos novos discentes e colaborar com a integração desses com a comunidade acadêmica, por meio de atividades educativas e culturais.

A programação desta edição abordará o tema “Universidade viva: fortalecendo vínculos e identidades”. Nessa perspectiva, o objetivo é fazer com que os alunos tenham a compreensão da Unifesspa como um espaço de diversidade, que constrói conhecimento de excelência e produz transformação social.  Para isso, estão sendo organizadas oficinas, exposições, mesas-redondas, além de atividades culturais que irão colaborar com o processo de integração dos novos alunos. 

"A Calourada é um dos momentos mais importantes do nosso ano letivo. É quando recebemos os nossos novos alunos. E, neste ano, depois de passarmos pela fase mais difícil da pandemia, voltamos a uma programação presencial, cheios de ânimo para reencontrar os colegas e, literalmente, poder abraçar quem está chegando. Estamos ansiosos por esse momento. Convido a todos a aproveitarem cada detalhe da programação", declarou o reitor da Unifesspa, prof. Francisco Ribeiro. 

Programação - A semana de recepção dos estudantes contará com diferentes atividades abertas à comunidade. Nos dois primeiros dias, a Calourada terá debates e atividades focadas nos estudantes indígenas e quilombolas, além dos estudantes com deficiência. Contudo, todos são convidados a participarem da programação que trará ainda informações sobre auxílios e programas da Unifesspa.

Destaque CALOURADA 2020 Maos CalourosAinda na terça, dia 12, uma mesa de boas-vindas terá a presença da reitoria da Unifesspa e representantes do corpo social da Instituição. Na oportunidade, será realizada a conferência “A importância da universidade pública na Amazônia em tempos de autoritarismo e violência”, tendo como convidada Tônkyré Akrãtikatêjê (Katia Silene Valdenilson), primeira líder feminina da etnia Gavião Akrãtikatêjê/Cacica da aldeia Akrãtikatêjê.

A quinta-feira do dia 14 de julho será reservada para oficinas que serão realizadas nas salas de aula, em laboratórios da Unidade III, assim como nos campi fora de sede. No total, serão ofertadas 16 oficinas que vão abordar o acesso aos sistemas internos, a escrita acadêmica, práticas de inclusão, fotografia e educação alimentar, entre outros temas. Acesse a lista de oficinas neste link! 

Na parte cultural, os estudantes poderão apreciar e a valorizar as manifestações locais nos artesanatos, obras de arte e músicas quilombolas e indígenas. Também haverá um “Noite cultural dos Indígenas e Quilombolas”, sarau lítero-musical, exposição fotográfica e audiovisual. Na noite da sexta-feira (15), a Calourada será encerrada com muita música e apresentações artísticas no Tapiri da Unidade I. Saiba mais aqui! 

“Embora estejamos de volta ao presencial, a programação deste ano foi pensada de forma integrada, com atividades híbridas: presencial, mas com transmissão on-line. Isso visa garantir a participação dos discentes da universidade que estão em outros municípios onde temos campi ou turmas ativas. Outro ponto de destaque é que teremos mais atividades noturnas, oportunizando maior participação dos alunos da noite, já que muitos acabam não acessando a programação quando ela ocorre só ao longo do dia”, explica Cleuzeni Rodrigues, integrante da comissão organizadora.

Clique aqui e confira a programação completa! 

Sobre a Unifesspa - Atualmente, a Unifesspa oferta 42 cursos de graduação nos campi das cidades de Marabá, Rondon do Pará, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu e Xinguara e desenvolve atividades em um polo em Canaã dos Carajás. Também está presente em diversas cidades do interior do estado com turmas ofertadas pelo programa “Forma Pará”. Na graduação, são mais de 6 mil alunos matriculados e outros 430 matriculados nos 13 programas de pós-graduação stricto sensu.

 

Não perca nenhuma novidade sobre a calourada: acesse https://calouro.unifesspa.edu.br/ e fique por dentro de todas atualizações! 

registrado em:
Fim do conteúdo da página