Abertura da Calourada dá as boas-vindas aos ingressantes e promove diálogo sobre diversidade e multiculturalidade

• Publicado: Segunda, 11 de Julho de 2022, 17h08
  • Última atualização em Terça, 12 de Julho de 2022, 23h09

calouros 2022Foi dada a largada! Começou, na manhã desta segunda-feira (11) a IX Semana de Recepção e Integração dos Calouros da Unifesspa, tradicinal evento de acolhida dos estudantes ingressantes dos cursos de graduação. Logo cedo, os calouros compararecem em peso para retirar o kit de boas-vindas entregue no credenciamento.

Em Marabá, a mesa de Diálogo com o Núcleo de Ações Afirmativas Diversidade e Equidade (Nuade) abriu a programação conversando com os alunos que estiveram presentes no Auditório da Unidade I. Com mediação da técnica, Naurinete Fernandes, a mesa contou com a participação da coordenadora de Apoio à Diversidade Étnico-Racial, profa. Karla Rascke, a profa. Flavia Marinho Lisboa e a coordenadora de Apoio à Diversidade de Gênero e Sexualidade, prof. Condeixa de Araujo.

A mesa trouxe para os calouros informações importantes e resultados das ações que o Nuade tem feito junto com outros institutos durante. Também foi mostrado quais as frentes de ação que o setor trabalha dentro da universidade. A primeira que conversou com o público foi a professora Flávia, que deu as boas-vindas para os presentes que estavam no local.

Em seguida, a docente explanou sobre a diversidade existente na universidade, como indígenas, quilombolas, pessoas pretas, lgbtqia+, entre outros. “A mesa abertura calouradaUnifesspa é uma universidade, inserida num recorte regional da diversidade. E a nossa diversidade regional é marcada por 13 povos indígenas que vivem aqui na região. Temos também alunos quilombolas que vem de localidades um pouco mais distantes, mas que fazem parte da Unifesspa”, afirmou a docente que é coordenadora de Apoio à População do Campo.

A segunda a falar foi a profa. Dra. Karla Leandro Rascke, que conversou mais precisamente sobre as ações desenvolvidas pelo Nuade dentro e fora da universidade. Contando ações como palestras e mesas de debate sobre diferentes assuntos como sobre as populações tradicionais, como indígenas e quilombolas, sobre a população LGBTQIA+.

Umas das ações que continham o Nuade foi a assinatura da portaria nº 0835/2022 de Combate a LGBTfobia, ocorrida no início do mês de junho desse ano. E por fim, o professor Condeixa falou, de forma virtual, com os calouros e os parabenizou pela sua entrada na universidade, e os convidou a aproveitarem a sua estadia dentro da Unifesspa.

Para acompanhar a programação para os próximos dias da calourada, acesse: https://calouro.unifesspa.edu.br/62-calourada-2022/112-agenda.html

publico abertura calourada