Mesa de boas-vindas recebe calouros e aborda os atuais desafios da universidade pública

• Publicado: Quarta, 13 de Julho de 2022, 16h01
  • Última atualização em Quinta, 14 de Julho de 2022, 11h23

Calourada Mesa de boas vindasA abertura oficial da IX Semana de Recepção e Integração dos Calouros da Unifesspa aconteceu na tarde desta terça-feira (12), na Unidade I, de Marabá. Na mesa de boas-vindas foi abordado a seguinte temática: Universidade viva: fortalecendo vínculos e identidades. Fizeram parte do diálogo Maisa Carvalho e Caed Alves, como representantes dos discentes da Unifesspa. Também participou o representante dos técnicos da Unifesspa, Gonçalves Ferreira; o representante dos docentes, Edvaldo Gomes Jr e o reitor da instituição, Francisco Ribeiro.

Durante o diálogo, os componentes da mesa destacaram os desafios do ensino superior público, o papel da educação, bem como as ações engajadas pelo movimento estudantil da instituição. Na oportunidade também foi dado boas-vindas aos novos acadêmicos.

Atualmente dentro do quadro estudantil da Unifesspa, 88% dos discentes estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica. “Nós precisamos de mais bolsas, de mais assistência e políticas de permanência de modo geral. Isso tudo faz parte da construção de uma universidade que entende que os alunos que chegam aqui não são filhos da elite e que precisam de suporte para se manter estudando”, pontuou Gonçalves Ferreira.

Ainda sobre a situação de vulnerabilidade de muitos estudantes de instituições de ensino superior públicas na Amazônia, o reitor da Unifesspa relembrou sua trajetória em 25 anos de universidade. “Eu vim de uma família pobre e sei o que é precisar de suporte para estudar. Atualmente vivemos em uma situação de vários desafios. Algumas vitórias e derrotas, mas não perdemos a esperança de que a universidade volte a vencer, que a educação em nosso país seja prioridade. A universidade existe para servir aos discentes, esse é o nosso objetivo” lembrou o reitor.

Durante a cerimônia o reitor presenteou uma caloura, que simbolicamente representava todos os outros novos estudantes, com o kit calouro. A discente presenteada foi Laiza Cecília, do colegiado de história, que cursará o ensino superior no município de Marabá.