Calourada 2022: Pró-Reitorias apresentam seus programas e projetos de ensino, pesquisa e extensão

• Publicado: Quarta, 13 de Julho de 2022, 20h16
  • Última atualização em Quinta, 14 de Julho de 2022, 10h55

Em continuidade a programação da Semana do Calouro, na manhã desta quarta-feira (13), no auditório da Unidade II do campus Marabá, foi promovida a mesa-redonda "Discentes na pesquisa, no ensino e na extensão", que teve a participação de representantes das Pró-Reitorias da Unifesspa.

Na oportunidade, foram apresentados esclarecimentos acerca de programas e projetos oferecidos pela universidade. A mesa foi composta pela mediadora, Profa. Dra. Luciane Batistella, e teve como convidadas a Profa. Dra. Juliana de Sales, da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), e Gildene Gonçalves, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit). De forma remota, participou da mesa a Profa. Dra. Lícia Cavalcante, Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex).

Lúcia iniciou sua fala na mesa e esclareceu o significado de extensão no contexto universitário. Segundo ela, extensão e cultura são contextos formativos para os estudantes, baseados na relação dialógica entre a universidade e outros setores da sociedade. As ações de extensão visam integrar conhecimento produzido no meio acadêmico com outros tipos de conhecimento.

Para ser inserido em ações de extensão, os estudantes podem se inscrever em bolsas de projetos ou programas permanentes, oferecidos pela Proex, ou em bolsas de projetos pedagógicos coordenados por professores. As inscrições são realizadas por meio de edital.

Lúcia falou, ainda, sobre a importância da extensão e pesquisa.  "Esse pilar da Universidade só é mantido porque nós estamos ferozmente lutando com inteligência, não com agressividade, para garantir a permanência dos estudantes". Por fim, a pró-reitora parabenizou aos ingressantes por agora fazer parte da Unifesspa.

Em seguida, a professora Juliana, diretora de Planejamento e Projetos Educacionais, apresentou aos calouros os Programas de Ensino que a Unifesspa possui e como eles poderiam participar. Alguns dos programas, por exemplo, são: Programa de Apoio ao Estudante Indígena (Paind), Programa de Apoio ao Estudante Quilombola (Paequi), Monitorias Geral e de Laboratório.

Todos os programas podem ser conferidos no link https://proeg.unifesspa.edu.br/programas-de-ensino.html. Juliana deixou contato para tirar dúvidas, por meio dos e-mails: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Já a servidora Gildene apresentou aos novos alunos o escopo de atuação da PropiT e suas atribuições, além dos projetos de iniciação científica e inovação tecnológica.
Um deles foi o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Ensino Médio (Pibic- EM), que tem como objetivo selecionar alunos do Ensino Médio para fazer parte de projetos de pesquisa na Unifesspa. Gildene finalizou a apresentação mostrando a agenda de eventos da Propit para 2022. No final da mesa, foram respondidas perguntas dos ouvintes presentes e do chat online.

Para os calouros, as palestras trouxeram muitos esclarecimentos e ajudaram a estimular para que eles procurem participar dos projetos. "Achei a palestra muito produtiva e futuramente eu pretendo entrar em algum projeto desses que nos foi mostrado hoje", afirmou Frank Fábio, calouro de Engenharia da Computação.

Já Sabrina Brito, ingressante da Licenciatura em Química, declarou que “o evento foi muito importante para poder conhecer o que o campus, a universidade, a Unifesspa tem a proporcionar para os alunos e mesmo antes de entrar eu me interessei pela pesquisa e extensão”, finalizou.

Clique aqui para assistir a mesa-redonda "Discentes na pesquisa, no ensino e na extensão".