Novos acadêmicos de Direito relatam expectativas e ouvem experiências de egressos do curso

• Publicado: Sexta, 15 de Julho de 2022, 16h37
  • Última atualização em Segunda, 25 de Julho de 2022, 10h24

IMG 1882A recepção aos estudantes ingressantes do Instituto de Estudos em Direito e Sociedade (IEDS) teve início na manhã desta sexta-feira (15), durante a Calourada 2022 da Unifesspa. Na oportunidade, a direção do Instituto e da Faculdade de Direito (Fadir) aproveitaram para apresentar os setores e a estrutura do curso, além da realização de palestras e diálogos com os calouros.

Pela manhã, a programação do IEDS contou com a participação de egressos do curso da Unifesspa que relataram suas experiências profissionais e acadêmicas aos calouros. Durante a tarde, os calouros participaram da palestra “Carreiras jurídicas: possibilidades e desafios”, com convidados da área jurídica de Marabá.

A caloura Lizandra Rodrigues, de 17 anos, veio de Jacundá e escolheu a Unifesspa quando estava no primeiro ano do Ensino Médio para realizar o sonho da graduação em Direito. Para ela, a programação da Calourada serve como aproximação aos diretores do instituto e da faculdade. “É importante para estabelecer os vínculos com a universidade e para nos sentirmos mais à vontade com a comunidade acadêmica”, disse ela.

Lizandra conta que aproveitou também a Calourada para ter contato com toda a diversidade apresentada durante a programação. “Ter esse contato com outras culturas e outros povos, que têm realidades diferentes da minha, é fascinante”, finaliza.

A caloura Rita de Cássia Passos, de 20 anos, conta que passou no vestibular de Direito na Unifesspa em sua segunda tentativa. Para ela, participar da Calourada é importante para sua adaptação ao meio acadêmico. “Estou me adaptando a nova rotina e aproveitando para socializar com os colegas de classe e conhecer os diretores e professores do curso”, declara a caloura.

Programação - Além das atividades desta sexta-feira, a programação de recepção aos calouros de Direito continua na próxima segunda e terça (18 e 19). No dia 18, a programação conta com atividades de integração dos ingressantes à comunidade acadêmica e explicações sobre estágios na área. Já no dia 19, os calouros poderão participar da palestra intitulada “Temas emergentes e o aumento de antigos casos na área jurídica no mundo pós-pandemia”, com advogados convidados.