Estudantes narram experiência emocional de ingressar na Unifesspa durante oficina na Calourada

• Publicado: Sexta, 15 de Julho de 2022, 18h47
  • Última atualização em Segunda, 25 de Julho de 2022, 10h16

oficina emocoesSer calouro pode ser uma experiência potencialmente estressora e o momento de ingresso na universidade pode vir acompanhado de um misto de sentimentos.  Alegria, medo, ansiedade, insegurança, saudade de casa, angústia, solidão são algumas emoções e sentimentos que podem emergir nesse momento de transição na vida dos jovens estudantes e que puderam ser expressados, livremente, durante uma oficina realizada, ontem (14), na programação da Calourada.

Com o tema “Sou Calouro (a), e agora? Emoções e desafios no início da vida universitária”, a oficina ministrada por estudantes do 7° período de Psicologia da Unifesspa propiciou um espaço de escuta e aprendizagem sobre as emoções, por meio do reconhecimento das experiências emocionais no contexto de ingresso na Unifesspa.

Num ambiente confortável e acolhedor, os estudantes puderam expressar livremente suas emoções e refletir sobre os cuidados com a saúde mental diante dos desafios no ambiente universitário.  “Ingressar na Unifesspa tem um significado único para cada estudante. É um momento de transição na vida desses jovens que pode trazer potenciais repercussões para o desenvolvimento psicológico.  Esse espaço foi pensado, justamente, para um acolhimento e escuta, de modo que eles pudessem reconhecer suas emoções, colocando-as em perspectiva, diante desse novo desafio”, comentou Laena Vieira, uma das ministrantes da oficina.

Ao longo da oficina, os alunos também puderam refletir sobre as competências/habilidades socioemocionais que podem favorecer a permanência e o sucesso estudantil. “Foi uma experiência nova e muito acolhedora. Eu adorei ter participado e foi algo que me acalmou bastante sobre o meu ingresso a Unifesspa”, comemorou a caloura de Letras, Gabriela Tenório. Outros calouros também usaram a palavra alívio para externar o sentimento predominante após a oficina. Para alguns deles, esta foi a primeira vez que tiveram a oportunidade de colocar as próprias emoções em perspectiva, num espaço como este.

Para os estudantes de Psicologia da Unifesspa, a oficina também significou importante momento de aprendizagem. “Para nós, estudantes foi uma excelente oportunidade de exercitar a prática da escuta, um momento engrandecedor para nossa formação. Uma experiência única que lembrarei com carinho”, ressaltou Adriana Cunha. Também atuaram como ministrantes da oficina os estudantes José Diego Lira e Veridiana Santos. A equipe contou, ainda, com o apoio do professor doutor Normando Viana, que mesmo afastado para o pós-doutorado se disponibilizou para colaborar com o planejamento da oficina.

Outras 16 oficinas foram ofertadas durante a programação da Calourada 2022, com temas diversos e relevantes para auxiliar os novos calouros Unifesspa neste momento de ingresso na universidade.

WhatsApp Image 2022 07 14 at 21.11.52