Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Gênero e Diversidade Sexual será o tema de curso de extensão promovido pela Faculdade de Educação do Campo

  • Publicado: Quarta, 20 de Julho de 2022, 11h50
  • Última atualização em Segunda, 25 de Julho de 2022, 10h12
  • Acessos: 964

WhatsApp Image 2022 07 12 at 10.28.41A Faculdade de Educação do Campo (Fecampo) da Unifesspa promoverá o curso de extensão Gênero e Diversidade Sexual. O evento será nos dias 21 e 28 de julho, das 14h às 17h30, no auditório da Unidade III. A formação será ministrada pelo prof. Dr. Jerônimo Silva, professor da Fecampo e ex coordenador do Núcleo de Ações Afirmativas Diversidade e Equidade (Nuade). O curso tem como finalidade discutir em perspectiva interdisciplinar os estudos de gênero e diversidade sexual. 

Segundo o professor Jerônimo a propsota do curso extensivo surge da uma carência desse debate na estrutura curricular da faculdade e de vários outros cursos da Unifesspa. "O momento é para apresentar noções gerais sobre o assunto para os estudantes e outros interessados, já que o público alvo é bem amplo, formado por discentes, técnicos administrativos e professores", afirma. 

A ementa do curso prevê os seguintos tópicos: “A produção da sexualidade em distintos contextos históricos", "a constituição da moralidade sexual no ocidente: o prazer, o corpo e o interdito. Gênero, raça e classe na sociedade brasileira" e "Emancipação e conservadorismo nos povos do campo”.

Os objetivos do curso são: apresentar os conceitos de gênero, família e sexualidade; analisar desdobramentos de estudos interdisciplinares sobre as relações de gênero nas sociedades: feminilidades, masculinidades em diferentes contextos culturais; compreender a intersecção de gênero, raça e classe. O debate será amplamente questionador sobre questões histŕoicas da construção das noções de masculino e feminino e como cada cultura, e como cada sociedade vão construir e elaborar essas noções. Será oralizado como que a nossa sociedade elaborou suas formas próprias de viver e construir padrões e estereótipos, além de reflexões no sentido de ajudar a desconstruir esses estereótipos.

Lancamento livro nuadeLançamento de livro

No primeiro dia do curso, ocorrerá um lançamento de livro, a partir das 16h30, o livro chamado “Balbúrdia Democracia e Inclusão Social” organizado pelo Nuade. A equipe organizadora do livro conta com o Dr. Jerônimo Silva, Dr. Reginaldo Cerqueira, Ma. Naurinete Fernandes e a Dra. Maria Cristina Alencar, a equipe estará numa mesa para o lançamento. Haverá sorteio de alguns exemplares físicos do livro. 

Jerônimo falou sobre a importância de se ter um evento assim na Unifesspa, pois é um tema ainda escasso dentro das universidades e nos currículos. As disciplinas com temática de gênero e  identidade sexual, geralmente, não constam ou consta como optativa nas grades curriculares dos cursos. “Esse curso é exemplo de uma iniciativa que pode ser multiplicada e levar à conscientização, porque independente do estudante que vá trabalhar com magistério ou da área que ele vai exercer, a sexualidade, a questão do respeito está no âmbito de todo mundo, da realidade, do mundo vivido”, pontuou o professor. Jerônimo completou dizendo. “ Essa iniciativa pode ser ampliada e pode fortalecer, não só no âmbito da universidade, mas fortalecer a cidadania. O exercício da cidadania que passa justamente pela liberdade, pelo respeito da liberdade do outro”, finalizou. 

Inscrições e mais informações em: https://sigeventos.unifesspa.edu.br/evento/GDS2022

Fim do conteúdo da página