Seminário de defesa das monografias da Especialização Docência e Gestão em Educação Escolar Intercultural Indígena ocorre neste dia 22

• Publicado: Quinta, 18 de Agosto de 2022, 18h53
  • Última atualização em Segunda, 22 de Agosto de 2022, 10h36

Seminário Especialização Educação Escolar IndígenaNo próximo dia 22 de agosto, será realizado o Seminário de defesa pública das monografias do curso de Especialização Docência e Gestão em Educação Escolar Intercultural Indígena. O evento será um momento de apresentação dos resultados obtidos pelo processo de formação realizado no âmbito da Pós-Graduação lato sensu em Docência e Gestão em Educação Escolar Intercultural Indígena, que ocorreu no período de 2019-2022.

A Pós-DGEEII visou atender a demanda do povo indígena Awaeté-Parakanã, que habita a Terra Indígena Parakanã (municípios de Novo Repartimento e Itupiranga), a procura de uma educação escolar indígena que atendessem ao direito de uma educação intercultural, bilíngue e diferenciada.

A partir dessa demanda, a Unifesspa, por meio da Faculdade de Educação do Campo (FECAMPO), e tendo como compromisso atuar nas demandas da região visando a construção de uma sociedade justa e democrática, firmou convênio com a Secretária Municipal de Educação da Prefeitura de Novo Repartimento para oferecer um curso de especialização para os professores da rede pública que atuam na educação escolar indígena awaeté.

O Seminário de defesa pública das monografias do curso de Especialização Docência e Gestão em Educação Escolar Intercultural Indígena será um momento de apresentação dos trabalhos finais dos cursistas. O evento também contará com um debate sobre a educação escolar indígena, oferecendo um momento para discutir os avanços e desafios encontrados hoje pelos povos originários para a aplicação do seu direito constitucional.

O evento é aberto ao público, gratuito e a organização espera a presença da comunidade da Unifesspa interessada nos processos educacionais e na relação da educação com os povos indígenas.  Os interessados podem se inscrever no site do SIGEVENTOS – link: https://sigeventos.unifesspa.edu.br/evento/SDPDMCEDGEEII2022/principal/view . As inscrições vão do dia 17 ao dia 21 de agosto. Os participantes receberão certificado.

Programação:

Manhã: Auditório do Campus III - Unifesspa

8h30 - Mesa de Abertura:

Convidados:
Representante da PROPIT
Representante do ICH
Representante da FECAMPO
Representante da Coordenação da Pós-DGEEII
Representante da SEMED/Novo Repartimento
Representante dos Cursistas da Pós-DGEEII
Representante da FUNAI

10h - Conferência: “Avanços e Desafios à docência e gestão em Educação Escolar Awaeté”

Profa. Dr.a Rosani de Fátima Fernandes

Tarde: Salas do ILLA – Instituto de Linguística, Letras e Artes

14h às 18h - Defesas Públicas das Monografias.

Sobre o curso -  A Especialização surgiu de uma demanda dos próprios Awaeté – Parakanã apresentada às instituições de ensino superior da região para que contribuíssem com a educação escolar que é ofertada a eles. A demanda surge da constatação dos próprios indígenas de que os seus direitos de uma educação escolar diferenciada, intercultural, bilíngue não estava sendo observado na educação que eles tinham nas suas escolas.

Tendo isso em vista, um grupo de professores da Unifesspa, tendo a Faculdade de Educação do Campo como centro organizador, propôs um convênio com a Prefeitura de Novo Repartimento para ofertar aos professores que atuam nas escolas indígenas parakanã uma especialização que pudesse oferecer uma formação em temas como a interculturalidade, a especificidade da história, da sociedade e da cultura indígena e dos Awaeté- Parakanã, além de ofertar disciplinas voltadas para metodologias e currículo diferenciados, que respeitem as características próprias do universo awaeté. Dentro dessa formação, o contato com a legislação e o conjunto de direitos concernentes aos povos indígenas foi também fundamental na formação dos cursistas.

O curso teve início em 2019 e todas as disciplinas estavam programadas para ocorrer na TI Parakanã.  É importante lembrar que os Awaeté, professores também de suas escolas, além de lideranças e estudantes, participaram ativamente do curso, também como alunos do curso de extensão que acompanhou a realização da especialização. Com a pandemia, o curso ficou em suspenso por algum tempo, até que a solução encontrada foi transferir para o modo de ensino remoto as aulas que restavam. Agora, a especialização será concluída com o evento de defesas de monografias.

Os trabalhos finais serão apresentados pelos cursistas a uma banca, composta por professores do quadro docente da especialização, provenientes de diversas áreas e institutos da Unifesspa. O TCC dos e das discentes foi elaborado em um formato de memorial, uma metodologia de elaboração de trabalhos que permitiu aos cursistas refletir sobre suas trajetórias formativas, percursos educacionais e inserção na educação escolar indígena, culminando com a especialização.

Os pós-graduandos estão se formando para atuar na educação escolar indígena, como docentes e como gestores das escolas indígenas. O foco da nossa especialização foi a realidade dos Awaeté-Parakanã e suas escolas indígenas que são atendidas pela Prefeitura Municipal de Novo Repartimento. Todos os cursistas participantes são professores da rede pública e atuam nas escolas de Novo Repartimento.  São 16 escolas indígenas (Parakanã) no município de Novo Repartimento e mais 04 em Itupiranga.