Discentes de Engenharia de Minas e Meio Ambiente da Unifesspa visitam Centro de Treinamento da empresa Komatsu, em Parauapebas

• Publicado: Sexta, 09 de Setembro de 2022, 10h50
  • Última atualização em Segunda, 12 de Setembro de 2022, 14h45

WhatsApp Image 2022 09 06 at 16.04.42

No dia 26 de agosto, discentes do curso de Engenharia de Minas e Meio Ambiente, da Unifesspa, campus Marabá, participaram de uma visita técnica à sede da empresa Komatsu, localizada em Parauapebas. Os alunos que participaram da visita pertencem a Carajás Júnior, empresa júnior ligada a universidade. No momento os estudantes participaram de uma conversa sobre os atuais equipamentos que estão sendo desenvolvidos pela empresa e também puderam experimentar um pouco das máquinas em simuladores que a empresa possui.

Daniel Freire, discente do 7º período do curso e responsável pela direção de Marketing da Carajás Jr., conta que a ideia da ida à sede da Komatsu surgiu no primeiro semestre do ano. “Tudo teve início no Congresso de Pós-Mineração que ocorreu em Parauapebas em maio, onde fui como espectador do evento e representante da Carajás Jr. com a finalidade de conseguir contatos e estar apresentando o portifólio da empresa. No evento tive a oportunidade de estar conversando com o Eduardo um dos representantes da Komatsu no evento e dessa forma consegui seu contato”.

WhatsApp Image 2022 09 06 at 16.03.49

Após o encontro, Daniel conta que voltou a entrar em contato com a empresa no início do mês de agosto, e teve a oportunidade de apresentar a Carajás Jr. de maneira formal em uma reunião com Josenilson Amaral, consultor de relações institucionais da Komatsu. “Através da reunião foi marcado uma visita técnica para todos os membros da Carajás Jr. no CTK (Centro de treinamento Komatsu) situada em Parauapebas, onde teríamos uma palestra com um dos profissionais na área dos equipamentos autônomos e Minas autônomas, além da oportunidade de utilizar os simuladores de última geração, que trazem uma total imersão do funcionamento dos seus equipamentos em uma mina autônoma”, afirma o discente.

Por fim, quando analisa o que a visita trouxe para si como aluno, mas também como integrante da empresa júnior, Daniel conclui, “foi uma experiencia incrível ver toda essa tecnologia de perto, juntamente que uma grande gama de conhecimento que foi repassado para toda a equipe, são raras essas oportunidades e devemos sempre aproveitá-las ao máximo. A Carajás Jr. agradece a oportunidade e carinho que a Komatsu teve com toda a equipe, e esperamos que mais empresas tenham esse tipo de atitude de estar estreitando os laços com as universidades”.