Abertas as inscrições para bolsistas remunerados em sete projetos de extensão

• Publicado: Sexta, 20 de Janeiro de 2023, 17h20
  • Última atualização em Quarta, 25 de Janeiro de 2023, 09h22

Card Bolsas ExtensaoA Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex), por meio da Diretoria de Extensão e Ação Intercultural (DEXT), divulgou a abertura de inscrições para discentes de graduação interessados em atuarem como bolsistas de extensão remunerados nos seguintes projetos e programas: BIOFERTIGÁS - Tecnologia Social e Sustentabilidade na Amazônia, Preservação do Acervo Iara Ferraz, Preservação do Patrimônio Arquivístico da Comissão Pastoral da Terra-Marabá e Xinguara, Clube de Ciências, Centro de Referência em História e Memória da Região Sul e Sudeste do Pará e Programa de Inclusão Digital (PID).

O Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) é a fonte financiadora das bolsas, assim as vagas são, prioritariamente, para discentes de graduação que estudaram na rede pública de educação básica ou com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. Todas as seleções também contam com reversa de pelo menos 30% das vagas final para candidatos negros, quilombolas, indígenas e pessoas com deficiência (PcD). Os projetos irão selecionar estudantes do campus de Marabá e campus Xinguara.

As inscrições ocorrem até o dia 27 de janeiro até 23h59 por meio da manifestação de interesse do candidato via SIGAA, na aba bolsas e o envio da documentação para o e-mail do coordenador do projeto. A bolsa é de R$450,00 mensais com 20 horas semanais de disposição para as atividades.

Detalhamento das vagas:

BIOFERTIGÁS - Tecnologia Social e Sustentabilidade na Amazônia - Destina-se à conscientização para uma Amazônia sustentável. E tem como objetivo produzir biofertilizantes e socializar o manejo de biogás por meio da implantação de biodigestores em pequenas propriedades rurais, democratizando o acesso dos agricultores locais às tecnologias sociais.

Edital.

Preservação do Acervo Iara Ferraz - Ação Permanente de Extensão que tem como objetivo tratar, organizar, digitalizar e catalogar documentos voltados, em especial, a questão dos povos indígenas, por meio de atividades que integram ensino, pesquisa e extensão, viabilizados como resultado do Termo de Doação de Acervo celebrado entre a pesquisadora Iara Ferraz e a Unifesspa.

Edital.

Preservação do Patrimônio Arquivístico da Comissão Pastoral da Terra-Marabá - Destina-se atuar na preservação do acervo documental da Comissão Pastoral da Terra nos municípios de Marabá visando tratamento, organização, digitalização e catalogação de documentos por meio de atividades que integram ensino, pesquisa e extensão viabilizados como resultado de Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Comissão Pastoral da Terra-CPT e a Unifesspa.

Edital.

Preservação do Patrimônio Arquivístico da Comissão Pastoral da Terra-Xinguara - Destina-se a atuar na preservação do acervo documental da Comissão Pastoral da Terra no município de Xinguara visando tratamento, organização, digitalização e catalogação de documentos por meio de atividades que integram ensino, pesquisa e extensão.

Edital.

Clube de Ciências - Visa contribuir para a alfabetização científica de alunos do ensino fundamental através de experiências socioeducativas no Clube de Ciências, estreitando a relação da universidade com outros setores da sociedade por meio da promoção e difusão do conhecimento científico, e contribuindo para a popularização da Ciência e da Tecnologia na Educação Básica, além de incentivar a prática docente entre os alunos de licenciatura.

Edital.

Centro de Referência em História e Memória da Região Sul e Sudeste do Pará (CRHM) - O objetivo é desenvolver ações de preservação do acervo de documentos judiciários, visando resgatar a história dos processos sociais que interferiram na constituição dos espaços urbanos citadinos, bem como a memória da experiência histórica vivenciada por múltiplos grupos sociais que não costumam ser contemplados nas documentações oficiais oriundas de fontes governamentais e impressas.

Edital.

Programa de Inclusão Digital  (PID) - O objetivo é oportunizar noções de informática e novas tecnologias com oferta de ensino básico e avançado de informática para adolescentes, jovens e adultos de comunidades em vulnerabilidade socioeconômica, garantindo-lhes aprendizagem de qualidade e de cidadania pela via da inclusão digital.