Rede Móvel de Atendimento Veterinário fortalece formação profissional no Sul do Pará

• Publicado: Segunda, 23 de Janeiro de 2023, 15h16
  • Última atualização em Quarta, 25 de Janeiro de 2023, 09h21

Texto: Ascom/Sectet (com informações da coordenação do Projeto Rede Móvel de Atendimento Veterinário)

Aluna veterinariaA região Sul do Pará está recebendo a Rede Móvel de Atendimento Veterinário, projeto inovador destinado a viabilizar as atividades de ensino nas turmas ofertadas pelo Programa Forma Pará. O projeto abrange a região denominada Centro de Estudos e Diagnóstico Veterinário (CEDIVet), localizada entre a margem ocidental do Rio Araguaia e a parte oriental do Rio Xingu.

O Centro foi idealizado pela equipe coordenada pelo professor Pedro Quevedo, da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), e viabilizado pelo aporte financeiro superior a R$ 5.000.000,00, recursos oriundos do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), órgão gestor do “Forma Pará”.

O professor explica que o investimento contribuirá diretamente para a formação de mais de 100 médicos veterinários, a fim de atender a uma demanda latente da região sul do Estado, grande produtora de gado bovino. “Os impactos previstos na produção animal e em saúde pública elevarão os índices de desenvolvimento social em toda a área de influência do projeto”, frisa Pedro Quevedo.

Realidade profissional

A titular da Sectet, Edilza Fontes, enfatiza os benefícios do projeto para os estudantes. “A dinâmica de funcionamento do CEDIVet colocará acadêmicos em contato com a realidade de campo, caracterizando um universo altamente produtivo à população, pois os esforços são voltados às necessidades da sociedade”, ressalta a secretária.

atendimento móvel veterináriaAté o momento foram adquiridas duas unidades de apoio, tipo reboque, dotadas de gerador e adaptadas para condução, contenção e tombamento de animais de grande porte, além de uma caminhonete para o deslocamento dos reboques. A novidade é a finalização do projeto de dois furgões adaptados para laboratórios de Diagnóstico de Enfermidades e Produção animal, um investimento aproximado de R$ 400.000,00 em cada veículo.

As novas aquisições estão sendo adaptadas para conduzir equipamentos de última geração no campo, colocando os acadêmicos diante dos desafios profissionais desde o início da fase de formação. Antes da chegada dos furgões, prevista para maio deste ano, os estudantes já estão tendo acesso a diversos equipamentos de última geração, adquiridos com recursos do governo do Estado.

A iniciativa reforça o compromisso com a qualificação profissional no Pará, viabilizada pela união de esforços entre o Governo do Pará, por meio da Sectet, e a União, via Unifesspa.