Projeto de Extensão visa estimular ingresso e permanência de mulheres nas engenharias

• Publicado: Quinta, 26 de Janeiro de 2023, 16h00
  • Última atualização em Sexta, 27 de Janeiro de 2023, 10h55

projeto engenhariaO Projeto de Extensão “Aplicação de inovações de gênero para estimular ingresso e permanência de mulheres nas engenharias” busca aumentar o número de mulheres ingressantes nas engenharias, bem como sua permanência nesses cursos. Coordenado pela professora Marina Weyl Costa, da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEMEC), o projeto está em sua primeira edição.

A proposta é que estudantes das engenharias realizem, semanalmente, encontros com alunas de ensino médio de uma escola pública próxima da Unidade II do Campus da Unifesspa em Marabá. Nestes encontros, será apresentado o conceito de inovações de gênero, que é uma metodologia utilizada para levar sexo e gênero em consideração para o desenvolvimento de tecnologias.

Podem participar mulheres cis e pessoas trans que estejam regularmente matriculadas/es/os em qualquer curso de engenharia, cuja formatura esteja prevista para depois de dezembro de 2023 e que tenham a manhã ou tarde de terça-feira livre para participar dos encontros presenciais ao longo de 2023. As vagas são voluntárias.

Além de aprender como usar as inovações de gênero, grupos de alunas de graduação e ensino médio serão orientados para desenvolver um projeto a escolha. O projeto pode ser voltado para levar conhecimento tecnológico a um grupo; para tornar uma tecnologia mais acessível; ou para melhorar ou desenvolver uma tecnologia. “Não é preciso ter conhecimento prévio no assunto no qual quiser trabalhar, a ideia é aprendermos juntas”, explica a coordenadora do projeto.

Ainda de acordo com a professora, ao fim do ano será realizado um evento para mostrar o que foi desenvolvido pelas participantes. Além dos encontros nas escolas, também haverá palestra online com engenheiras de diferentes áreas e um grupo de leitura.