Articulações em Brasília: gestão apresenta pontos importantes para o desenvolvimento da Unifesspa

• Publicado: Sexta, 17 de Fevereiro de 2023, 14h10
  • Última atualização em Quinta, 23 de Fevereiro de 2023, 11h54

1Esta semana, em Brasília, foi marcada por diversas reuniões de articulações, apresentação de demandas e troca de informações. Entre os dias 13 a 16 de fevereiro, o reitor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Francisco Ribeiro, juntamente com a vice-reitora Lucélia Cavalcante, a pró-reitora de gestão de pessoas, Juliana de Sales, e o coordenador do Núcleo de Ações Afirmativas, Equidade e Diversidade (Nuade), Evandro Costa, participaram de uma reunião no Ministério dos Povos Indígenas, com o Conselho Pleno da  Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior  (Andifes), além de apresentar ao Ministério da Educação as demandas orçamentários de custeio e de capital.

Entre os assuntos discutidos no encontro com a Andifes esteve a apresentação do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Gestão de Pessoas (Forgepe); os informes sobre a reunião com o Secretário de Gestão de Pessoas e Relações do Trabalho; sobre o orçamento das Universidades em 2023. Além disso, também foi apresentado o Relatório da Comissão de Memória, Museus e Patrimônios Culturais, Artísticos e Científicos; apresentado os relatos da Comissão de Comunicação da Andifes e do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (COGECOM) e os informes do Colégio de Pró-reitores de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação das IFES (COPROPI).

Dentro das articulações sobre as demandas orçamentárias, a gestão da Unifesspa apresentou a necessidade de investimentos de capital para consolidação da 4 Unifesspa. O ofício apresentado ao Mec, aponta as restrições de investimento que a Unifesspa passou nos últimos seis anos, marcados por desafios de implantação e consolidação, “que gerou um enorme passivo em relação aos valores destinados para infraestrutura física e tecnológica, voltadas para estruturação básica dos cursos de graduação e pós-graduação”, descreve o documento.

Dentro dessa perspectiva foi apresentado um estudo feito pelos dirigentes da Unifesspa no qual apresenta por meio de dados a necessidade da alocação de recursos de investimento para a Unifesspa para este triênio, com o intuito de superar o déficit infraestrutural existente.

Quanto ao orçamento de custeio, foi apresentado o cenário orçamentário da Unifesspa, que de acordo com o documento, é delicado para o exercício financeiro de 2023, devido a redução do orçamento nos últimos seis anos. Devido ao déficit a Unifesspa solicitou uma suplementação orçamentária emergencial, destinada ao essencial funcionamento da Universidade.

3

Na reunião no Ministério dos Povos Originários foi tratado o aspecto da educação indígena. Também fez parte da semana de articulação, a reunião com a Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação Tecnológica no qual foi exposto as demandas das universidades. Além da reunião na Câmara com o Deputado Federal Keniston Braga, que foi discutido as prioridades da Unifesspa na região de abrangência.

Já na cerimônia no Palácio do Planalto com a presença de diversas autoridades, reitores, reitoras, ministros e ministras, o atual presidente da república anunciou o aumento dos valores e número de bolsas de diversas modalidades de ciência e educação.

2