Projeto de egressa do Mestrado em Química da Unifesspa é premiado internacionalmente

• Publicado: Quinta, 23 de Fevereiro de 2023, 17h43
  • Última atualização em Sábado, 25 de Fevereiro de 2023, 18h40

Os antibióticos estão entre a classe de medicamentos mais utilizados no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) relata que o consumo desses medicamentos de modo excessivo e incorreto pode aumentar os casos de resistência bacteriana. A resistência aos antibióticos está atualmente classificada entre as dez principais ameaças à saúde global.

Imagem trabalhoDe acordo com o relatório da OMS, a amoxicilina é um antibiótico amplamente utilizado no mundo. De 2016 a 2018 a amoxicilina foi um dos mais consumidos, representando uma média de consumo de aproximadamente 16% do total. Nos últimos sete anos, dos 800 milhões de antibióticos comercializados no Brasil, 32% representaram o consumo de amoxicilina.

Em seu projeto do curso de Mestrado em Química (PPGQ) da Unifesspa, a egressa Leyllanne Katharinne Araujo de Souza propôs o desenvolvimento de um sensor eletroquímico descartável fabricado em plástico, contendo eletrodos de carbono modificados com dióxido de titânio dopado com cobalto (TiO2-1Co), visando a determinação de amoxicilina em formulações farmacêuticas.

O procedimento adotado para a fabricação do sensor requer instrumentação simples, é rápido e utiliza materiais alternativos como plástico polaseal de poliéster, adesivo vinílico, verniz vitral, esmalte de unha e tinta de carbono. O custo foi estimado em R$ 4,75 por unidade. O sensor também tem como possibilidade a análise diretamente no local de necessidade e permite a redução de reagentes com uma mínima geração de resíduos.

A combinação proposta de eletrodos à base de carbono incorporado com TiO2-1Co apresenta-se como nova proposta promissora em um sensor voltamétrico para análise seletiva de amoxicilina em produtos farmacêuticos. “Acreditamos que o sensor é atrativo, oferece vantagens como sua descartabilidade, baixo custo, requer baixo volume para a análise (50μL), oferece boa sensibilidade e os resultados são obtidos com rapidez”, afirmou Leyllanne que foi bolsista CAPES - PDPG Amazônia Legal.

Foto LeyllanneA pesquisa foi realizada sob orientação do Prof. Dr. Paulo de Tarso Garcia, (Unifesspa).  Além disso, contou com parcerias de grande importância como o Laboratório de Microfluídica e Eletroforese (GME) da Universidade Federal de Goiás (UFG),  Laboratório de Novos Materiais Nanoestruturados e Funcionais (LNMNF) e o Laboratório de Eletroquímica e Microssistemas de Análise (Leman) ambos da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Como reconhecimento do trabalho desenvolvido, os autores receberam alguns prêmios, dentre eles: prêmio de melhor pôster na área de Química Analítica no VI Simpósio Nordestino Virtual de Pós-Graduação em Química e Biotecnologia (PPGQB-UFAL), no ano de 2021. O projeto também foi selecionado para ser apresentado no 20° Encontro Nacional de Química Analítica (ENQA), no ano de 2022, em Bento Gonçalves (RS).

Recentemente, o estudo recebeu o prêmio Tony B. Academic Travel Award da Society for Laboratory Automation and Screening (SLAS), que seleciona pesquisas para serem apresentadas na Reunião Anual da SLAS, a ser realizada na cidade de San Diego, nos Estados Unidos. Por fim, o trabalho gerou um artigo científico que foi submetido para a revista Microchemical Journal.