Unifesspa é pioneira em pesquisa de mestrado na área de Ciências Forenses

• Publicado: Sexta, 03 de Março de 2023, 16h34
  • Última atualização em Segunda, 06 de Março de 2023, 10h55

Mestra PPGCFA primeira dissertação de mestrado profissional a ser defendida no Brasil na área de Ciências Forenses aconteceu nesta quarta-feira (01) pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Forenses (PPGCF). O único programa nesta área em território brasileiro é ofertado pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), campus de Marabá. Os profissionais capacitados nesta área devem atuar no campo interdisciplinar das Ciências Forenses, proporcionando a ampliação de recursos humanos especializados para dar suporte à tomada de decisão de aspectos criminais e cíveis.

O tema da dissertação pioneira do PPGCF foi “Novas substâncias psicoativas: efeitos psicofamarcológicos e métodos analíticos de identificação”. O trabalho foi orientado por Vinicius Vescovi e realizado pela mestra Michele Goulart dos Santos. De acordo com a autora, o tema foi escolhido devido a sua relevância para a sociedade. “Essas substâncias são drogas extremamente perigosas que têm crescido no nosso país, tanto em apreensões como em consumo. Então escolhi esse tema pra tentar alertar a população dos riscos associados ao uso dessas drogas. Pois muitas pessoas ainda não sabem o que são as NSP [Novas Substâncias Psicoativas]”, explicou.

2 PPGCF

Outra defesa do programa que também aconteceu nesta semana foi a da mestra Luciana Corrêa e Silva que trabalhou com o tema “Crimes Cibernéticos - uma análise para o município de Belém-Pará” e contou com a orientação do professor Diego PPGCF de Azevedo Gomes. O estudo buscou entender sobre a dinâmica dos crimes cibernéticos na capital paraense, para traçar um perfil das vítimas destes crimes. A pesquisa poderá servir de base para a implementação de políticas públicas de segurança.

Segundo o orientador da pesquisa, no contexto das ciências forenses, o estudo é importante para esclarecer sobre as categorias de crimes cibernéticos em Belém e também por ajudar a traçar um perfil das vítimas desse tipo de crime. “O estudo permitiu identificar estatisticamente que as pessoas mais afetadas com esse tipo de crime foram mulheres, na idade adulta, com formação média e superior. Outra informação importante foi a detecção do tipo de crime cibernético mais comum. De acordo com o estudo, prevaleceu a Invasão de Dispositivo Informático”, informou Diego Gomes.

PPGCF

As dissertações defendidas nesta semana fazem parte da primeira turma do programa cuja seleção ocorreu em 2019. O programa deve publicar edital de seleção com novas vagas em setembro deste ano (2023) com 16 vagas.

Segundo o último edital publicado para seleção deste programa, estão aptos a participar do Processo de Seleção do Mestrado Profissional em Ciências Forenses do PPGCF, os graduados ou graduandos, de qualquer área de conhecimento, desde que comprovem a conclusão da graduação até o período de matrícula.

Caso se identifique com o Programa de Pós-graduação em Ciências Forenses (PPGCF) e já queira ir se preparando para a próxima seleção, acesse o último edital para ter acesso aos requisitos, linhas de pesquisa e outras informações sobre o mestrado profissional exigidos no último processo seletivo. O documento está disponível aqui.