Luta pela igualdade de gênero e a importância do autocuidado marcam a abertura do Mês da Mulher Unifesspa

• Publicado: Quarta, 08 de Março de 2023, 17h36
  • Última atualização em Sábado, 11 de Março de 2023, 11h15

dia da mulher 3O protagonismo feminino e o fomento de um ambiente de respeito e equidade, dentro e fora do espaço universitário, marcaram a abertura da programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher, que teve início nesta quarta-feira (8) e seguirá durante todo o mês de março na Unifesspa.

Uma mesa solene contou com a participação de mulheres que contribuem, em suas respectivas áreas, para o desenvolvimento social por meio da oferta de ensino superior público de qualidade, além de diversas outras frentes de atuação da universidade. O evento ocorreu no auditório da Unidade III, em Marabá, e teve transmissão pela internet para a comunidade dos campi fora de sede pudessem acompanhar.

Representando as mulheres da Unifesspa, participaram deste espaço de reflexão a vice-reitora da Unifesspa,  profa. Lucélia Cavalcante, a Diretora de Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit), profa. Anaiane Souza, a diretora de Extensão e Ação Intercultural (Proex), Ivonilce Brelaz, a diretora de Planejamento e Programas Educacionais (Proeg) , profa. Lygia Policarpio, a pró-reitora de Administração (Proad), Marcele Castro, e a chefe da Divisão de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV/Progep), Sheila Freire.

“Este é um momento de provocação, de levar à comunidade universitária a refletir sobre os diferentes cenários das trajetórias femininas de mulheres na universidade, desde as companheiras do trabalho terceirizado até às alunas, técnicas e professoras desta universidade”, declarou a vice-reitora.

dia da mulher 2Durante as falas, foram apresentados dados que mostram que apesar de serem maioria no total de ingressantes e, também, no total de egressos da graduação na Unifesspa, as mulheres ainda vivenciam dificuldades de alcançar determinados níveis na carreira. Hoje, por exemplo, elas ainda são minoria como líderes de grupo de pesquisa, por exemplo.

Nesta perspectiva, Lucélia destacou possíveis fatores que impedem a ampliação do protagonismo feminino nas mais diversas áreas de atuação. “Esses dados mostram que ainda vivenciamos formas de opressão que nos colocam em locais e condições desiguais de exercer a pesquisa, por exemplo. Nós, enquanto maioria na universidade, precisamos mudar esse cenário”.

Após os pronunciamos, o público pode acompanhar a palestra: “Saúde e Autocuidado da Mulher”, com a enfermeira Angeli Galvão. Na oportunidade, foram abordados temas como as doenças que mais acometem o sexo feminino, a exemplo do câncer de mama e do colo de útero, os fatores de risco e as formas de prevenção. Ao final foram respondidas dúvidas da plateia e uma dinâmica, com sorteio de brindes, finalizou a programação do dia.

dia da mulher

Temas como empoderamento feminino, protagonismo, autocuidado, saúde mental e direitos da mulher norteiam as diversas ações preparadas para acontecer ao longo do mês de março. Vídeos artísticos, ações solidárias, palestras, exposições, feira dos povos do campo, rodas de conversa e apresentações culturais são algumas das atividades planejadas e articuladas com diversos setores da Unifesspa. Confira a programação e participe!

Programação Unidade I:

Data - 9 de março, das 8 às 12h.

08h - Abertura do evento "A saúde da mulher em Marabá"

08h30 - Atividades de promoção à saúde da mulher

10h - Coffee Break

10h30 - Mesa-redonda

11h30 - Debates e encerramento com as atividades das crianças

De 08h às 12h teremos atividades lúdicas na brinquedoteca para as crianças

Programação Unidade II

Data - 16 de março, das 14 às 18h.

Palestra: Saúde e Autocuidado da Mulher - Enfermeira Msc. Angeli Galvão.

Palestra: A importância da amamentação e o retorno ao trabalho - Enfermeira Consultora em amamentação, Michele Trindade Vieira.

Aula de Yoga.

Serviços de Bem-estar.

Programação Unidade I

Data - 21 de março, das 09h às 12h.

Palestra: Saúde Emocional da Mulher - Psicóloga Msc. Poliana Ferreira.

Palestra: Nutrição e Saúde da Mulher - Profa. Dra. Priscila Castro.

Serviços de Bem-estar.

Programação Unidade III

Data: 30 de março, das 15 às 18h.

Roda de conversa: Empoderamento Feminino.

RODAMUNDO MULHER – 2023

Data: 08 de março, das 12h às 14h.

Atividade: Exibição de vídeos de artistas mulheres da comunidade acadêmica.

LOCAL: Restaurante Universitário – Unidade III.

Dia 15 de Março, a partir das 8h.

Atividade: Feira dos Povos do Campo – comemorativa.

Local: Hall do bloco Central – Unidade III.

Participação: Produtoras da feira, artesãs de Marabá, mulheres indígenas, flores do crochê.

Mística: coletivo banzeiros MST.

Roda de conversa: O protagonismo das mulheres nas lutas do campo e na produção e reprodução da vida na Amazônia”

Geuza Morgado – CPT.

Rose Bezerra.

Mediação: Margarida Alves.

Dia 22 de março, das 16 às 17h.

Local: Hall do bloco Central - Unidade III.

16h – Abertura da mostra de escritoras e artistas visuais da Unifesspa.

17h - Lançamento do livro: Meu poema nunca será silêncio – Fran Cerqueira.

Dia 23 de março, a partir das 9h.

Local: Hall do bloco Central – Unidade III

Roda de conversa: O protagonismo das mulheres nas lutas por território em Marabá e região

Angelina Martins da Cruz

Lara Borges

Mediação: Claudiana Guido

(Exposição fotográfica)

24 de março:

16h - História e Pioneirismo feminino no Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração na Unifesspa.

Profa. Dra. Nilsa Brito Ribeiro

Profa. Dra. Eliane Pereira Machado