Fórum Nacional de Professores/as de Extensão Rural publica dois novos dossiês temáticos

• Publicado: Sexta, 10 de Março de 2023, 13h02
  • Última atualização em Sábado, 11 de Março de 2023, 11h13

O Fórum Nacional de Professoras e Professores de Extensão Rural, do qual são membros os docentes Laila Drebes (Fecampo/ICH), Letícia Vargas (Fazoo/IETU) e Livio Claudino (Fcam/IEDAR) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, publicou recentemente dois dossiês temáticos referentes a pautas de interesse da área de conhecimento da Extensão Rural.

O primeiro dossiê, intitulado “Reconfigurações e alternativas para as políticas e os processos de Assistência Técnica e Extensão Rural”, publicado na Revista Emancipação, reuniu 1 entrevista e 8 artigos científicos. Além de buscar fornecer referências bibliográficas atualizadas para o ensino da Extensão Rural, o dossiê também teve o objetivo de debater sobre as transformações contemporâneas nas políticas, instituições e ações da Extensão Rural.

Já o segundo dossiê, intitulado “Desafios atuais do ensino de Extensão Rural”, publicado na Revista Brasileira de Educação do Campo, conta com 6 artigos científicos. O referido dossiê teve como intuito estimular reflexões sobre os perfis profissionais a serem formados nos cursos de Ciências Agrárias e sua conexão com a pluralidade de configurações assumidas pela disciplina de Extensão Rural nos projetos de cursos, programas de ensino e práticas pedagógicas vigentes nas instituições de ensino de diferentes regiões do Brasil e também do mundo.

Os dossiês podem ser acessados nos seguintes links:

- Reconfigurações e alternativas para as políticas e os processos de Assistência Técnica e Extensão Rural

- Desafios atuais do ensino de Extensão Rural

Salienta-se que o Fórum Nacional de Professoras e Professores de Extensão Rural é um coletivo autônomo, voluntário e sem fins econômicos, formado por docentes da disciplina de Extensão Rural e disciplinas afins, vinculados a instituições de ensino públicas e/ou privadas e a cursos técnicos, tecnólogos, graduações e pós-graduações. Participam do Fórum docentes de todo o território nacional, unidos na intenção de promover um espaço acadêmico para discussão do ensino da disciplina, mas também da pesquisa e da extensão universitária.

* Texto enviado por Laila Mayara Drebes