Alunos da Unifesspa atingidos pelas enchentes, em Marabá, recebem atendimento
As fortes chuvas que caíram em Marabá nesta quarta-feira (13) geraram enchentes e grandes alagamentos em vários pontos da cidade. Alunos da Unifesspa, residentes próximos a canais e córregos, foram atingidos e perderam seus pertences. As equipes da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex) e da Secretaria de Infraestrutura (Sinfra), além do reitor e da vice-reitora, visitaram os discentes e realizaram os atendimentos emergenciais ainda pela manhã. Entidades estudantis também se mobilizam para ajudar as vítimas.
Um formulário (https://forms.gle/gScuH3LvZj72tf7Z8) e um contato de emergência (WhatsApp: 94 2101-7193) foram disponibilizados pela Proex para fazer o mapeamento dos atingidos e prestar auxílio.
“Diante da situação de vulnerabilidade que presenciamos, nossa Proex foi imediatamente acionada. Fomos ver de perto a dimensão dos estragos causados pelas chuvas. Vários estudantes perderam tudo, de roupas a mantimentos que tinham acabado de ser adquiridos”, relata o reitor, prof. Francisco Ribeiro.
Durante toda a manhã, assistentes sociais fizeram busca ativa e foram às casas atingidas e até os alunos. Carregadores, motoristas e veículos também foram direcionados para ajudar a remover móveis, eletrodomésticos e deslocar objetos ainda possíveis de serem recuperados.
“Foi lamentável presenciar a situação em que nossos alunos se encontravam após chuvas intensivas em Marabá. E já estamos fazendo, enquanto Unifesspa, tudo o que estiver ao nosso alcance para prestar atendimento emergencial e assistir aos nossos alunos. Além do apoio institucional a comunidade universitária está criando uma rede solidária fundamental neste momento”, descreve a vice-reitora da Unifesspa, profa. Lucélia Cavalcante.
Doações
Aléticas e centros acadêmicos se uniram para uma campanha de arrecadação de materiais de higiene pessoal, roupas, roupas de campa e banho e dinheiro. Há pontos de arrecadação nas Unidades I (Sala do Dapsi), II (Bloco da Eng. Materiais, sala do CAEMMA) e III (Proex) da Unifesspa, em Marabá.
Os itens arrecadados nas Unidades serão triados e distribuídos pela Proex, com o apoio da Sinfra.
Segundo a defesa civil municipal, em cerca de 12 horas, choveu 152mm em Marabá, um índice pluviométrico considerado muito alto. A previsão para os próximos dias é de mais chuvas e as autoridades recomendam alerta à toda a população.
Redes Sociais