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Unifesspa diploma 29 novos especialistas em Educação Especial

  • Publicado: Quarta, 12 de Abril de 2023, 10h55
  • Última atualização em Quinta, 20 de Abril de 2023, 08h40
  • Acessos: 589

mesa No dia 31 de março, a Unifesspa entregou à sociedade da mesorregião do sul e sudeste do Pará, 29 especialistas numa área de grande carência profissional. O curso de Pos-Graduação Lato Sensu em Educação Especial na Perspectiva Inclusiva que se originou de uma demanda apresentada pela Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás por meio da Secretaria Municipal de Educação que efetivou um convênio com a Unifesspa conduzida pelo Polo de Ensino, Pesquisa, Extensão, Tecnologia e Inovação (Pepeti/Unifesspa).

A coordenadora do curso, Profa. Dra. Lucélia Cardoso Cavalcante, Mestra e Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos, submeteu o projeto pedagógico do curso no ano de 2020, iniciando a turma em 2021 no contexto da Pandemia da Covid 19. As atividades curriculares do curso transcorreram de forma remota e com uso do ambiente virtual de aprendizagem da Unifesspa: Moodle institucional nos anos de 2021 e 2022.

O curso é pioneiro na região, pela sua especificidade em Educação Especial que atende aos dispositivos legais da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96, que determina que a formação que a formação de professores para atuar no atendimento educacional especializado de público de alunos com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades ou superdotação ocorra de modo específico, quer seja nas licenciaturas em educação especial ou em cursos de especialização Lato Sensu preferencialmente.

O curso em convênio disponibilizou 30 vagas e diplomou 29 especialista de diferentes municípios: Canaã dos Carajás, Marabá, Itupiranga e Santana do Araguaia. Estiveram na cerimônia de diplomação o reitor da Unifesspa, prof. Francisco Ribeiro, a vice-reitora e coordenadora do curso, profa. Lucélia Cavalcante, a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, profa. Gilmara Feio,o diretor do Pepeti, prof, Diego Macedo, a prefeita de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha, o secretário de educação, Leonardo Cruz, além de outras autoridades locais e convidados. 

Sheila Veras, professora há 23 anos em Marabá e que acabou de concluir a pós-graduação em educação inclusiva, disse que o conhecimento adquirido vai fazer total diferença em sala de aula. "Falta profissional nessa área, a maioria dos professores não foram capacitados para lidar com as diferentes deficiências encontradas. Essa pós veio para somar, é uma ferramenta bastante importante. Agora eu vou colocar em prática o que eu aprendi. Estou empolgada com o diploma, estou até pensando também em fazer o mestrado nesta área”, relatou a concluinte. Outra pessoa a se especializar educação inclusiva foi a coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica (Naia), Lúcia Cristina Santos. A formação contribuirá com as ações que são desenvolvidas pelo Naia. 

vice reitora formaturaPara o reitor, a atuação da Unifesspa na qualificação de profissionais numa área repleta de carência, produz um impacto social e educacional na região, aprimorando o atendimento especializado ao público de alunos com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidade ou superdotação. “É importante frisar o sucesso que foi essa especialização com alto índice de concluintes o que mostra que mesmo no contexto de pandemia, houve uma dedicação e determinação para a conquista deste momento" disse.

Na avaliação da professora Lucélia, a oferta e momento de conclusão deste curso por 29 hoje especialista, cumpre o papel acadêmico-científico de formação continuada de professores. “cursos de especialização na área de educação especial é uma demanda marcante no Brasil e na nossa região temos exíguas oportunidades formativas. A diplomação de 29 especialistas em Educação Especial representa um impacto socioeducacional em diferentes realidades, especificamente no trabalho pedagógico na perspectiva inclusiva com os alunos público-alvo da educação especial. Tenho convicção que os novos e novas especialistas irão fazer diferença em diferentes contextos educacionais, contribuindo com a política de inclusão desta população de alunos que demandam serviços em educação especial”.  

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