Com foco na economia e maior segurança, Unifesspa recebe veículos locados

• Publicado: Quinta, 13 de Abril de 2023, 16h09
  • Última atualização em Quinta, 13 de Abril de 2023, 17h23

entrega veículos 5Com foco na economia de recursos e maior segurança aos usuários, a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) recebeu os primeiros veículos locados para atender as necessidades acadêmicas e administrativas da instituição, em especial dos campi fora de sede.

Atualmente, a Unifesspa possui 36 veículos, com idade média de 10 anos de uso, sendo 12 de carga e de passageiros e 24 veículos leves. Devido às condições das estradas que interligam os campi da Unifesspa em todo o estado e os altos custos de manutenção preventiva e corretiva desses veículos, a Administração Superior encontrou na locação a possibilidade com melhor viabilidade financeira.

Com isso, foi iniciado um processo licitatório que resulta agora na entrega da nova frota: oito carros novos, sendo que seis já foram entregues. Toda a manutenção (troca de óleo, de pneus, peças, etc) é compromisso da empresa locadora. A Unifesspa se responsabilizará apenas pelo abastecimento e pelos motoristas. O contrato firmado tem validade de 30 meses.

Um outro importante avanço com o novo contrato é que todos os veículos são cobertos por seguro, inclusive para terceiros e danos pessoais aos passageiros. Segundo o chefe da Divisão de Transporte e Logística, setor vinculado à Secretaria de Infraestrutura, William Silva, este contrato marca o início da alteração do modelo de gestão de frota que mudará gradual e parcialmente de frota própria (compra) para a frota terceirizada (locação). Além de reduzir custos, em um cenário em que a universidade enfrenta limitações orçamentárias, a locação dos veículos traz mais segurança para os usuários.

“É preciso lembrar que nossa comunidade acadêmica depende muito da logística da universidade. Faltam opções de locomoção já que são deficientes as linhas comerciais de transporte rodoviário, não há aeroportos, são muito precárias as condições de trafegabilidade nas estradas que interligam nossas unidades, e são grandes as distâncias entre as localidades”, pontua.

entrega veículos 6Para o reitor, prof. Francisco Ribeiro, tem sido imprescindível buscar alternativas diante do quadro orçamentário da instituição. “Com o serviço de locação teremos uma economia estimada de mais de R$ 200 mil por ano, que poderão agora ser realocados em áreas mais prioritárias”. Ribeiro frisou que o objetivo é ampliar esse contrato e, para isso, segue em articulação junto ao governo no sentido de conseguir ampliar os recursos destinados à Unifesspa.

Entrega simbólica – No último dia 4 de abril, diretores dos institutos fora de sede participaram da solenidade de entrega simbólica dos veículos, em Marabá. Na ocasião, eles foram recepcionados pela reitoria, puderam entender mais detalhes desse processo licitatório, compartilharam as dificuldades enfrentadas e externaram a relevância desta iniciativa.

Sem recursos para pagar o conserto do veículo oficial que dispõe, parado há quatro meses, o campus da Unifesspa em São Félix do Xingu comemorou a novidade. “Estávamos utilizando veículos dos próprios servidores para realizar atividades que não podiam esperar. Esse novo contrato vem nos ajudar a ter as condições mínimas para que possamos funcionar”, declarou Ironil de Santana, representante da direção do IEX neste ato.

Já o diretor-geral do Instituto de Estudos do Trópico Úmido (IETU), prof. Pedro Ermita, externou o agradecimento daquela comunidade e concluiu que “além trazer maior segurança, esta iniciativa mostra o cuidado e compreensão por parte da administração da universidade em relação às nossas necessidades fora de sede”.

entrega veículos 3De acordo com a vice-reitora, profa. Lucélia Cavalcante, a gestão da universidade está atenta aos problemas e desafios da comunidade e tem buscado solucioná-los. “Sabemos das limitações do transporte e o que isso implica na nossa realidade cotidiana, que por vezes traz a sensação de estarmos ilhados. Sabemos que este avanço ainda representa pouco, mas entendemos ser um começo e esperamos obter mais recursos que viabilizem melhores condições para todos”, sinalizou.

Renovação da frota - A frota oficial possui atualmente 36 veículos. São doze de carga e de passageiros (caminhão/Van/Microonibus/Ônibus) e 24 veículos leves (sedan/SUV/ Pick-Ups). Deste total, porém, há em andamento processo para desfazimento de 13 veículos que serão baixados por doação ou por leilão. Esta é a parte mais antiga da frota.

O intuito é substituir de forma gradativa essa frota de veículos com idade avançada por veículos locados novos. Tal cenário proporcionará à Unifesspa, maior disponibilidade física da frota, maior confiabilidade e segurança aos condutores e passageiros uma vez que os novos veículos já serão equipados com dispositivos de segurança (Air Bag e Freios ABS) e contam também com cobertura de seguro contra acidentes.

Além da reitoria, participaram da solenidade simbólica de entrega dos veículos o diretor-geral do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), prof. Jax Nildo Aragão, o diretor-geral do Instituto de Estudos do Trópico-Úmido (IETU), prof. Pedro Ermita, o representante da Direção do Instituto de Estudos do Xingu (IEX), técnico-administrativo Ironil de Santana Jr, o secretário de Infraestrutura da Unifesspa, prof. Leandro de Oliveira, e o chefe da Divisão de Transporte e Logística da Unifesspa, William Thiago de Sousa. Também prestigiaram o ato, o diretor-adjunto do ICSA, prof. Norberto Rocha e os servidores Romário de Sousa e Raimundo Oliveira.

entrega veículos 4