“Sérgio Buarque de Holanda, historiador desterrado": Live discute produção docente no campo da Historiografia

• Publicado: Terça, 18 de Abril de 2023, 09h46
  • Última atualização em Terça, 18 de Abril de 2023, 14h12

live sergio buarqueNo próximo dia 26 de abril, às 10h, a comunidade universitária e sociedade em geral poderão acompanhar a live “Sérgio Buarque de Holanda, historiador desterrado" (Aula pública e lançamento do livro). A transmissão ocorrerá pelo canal da Unifesspa no Youtube e as inscrições estão abertas no SigEventos até o dia 25 de abril de 2023.

Realizada pelo programa #UnifesspaOnline 2023 em parceria com a Faculdade de História (FHT) e Programa de Pós-Graduação em Ensino de História/Mestrado Profissional (PROFHISTÓRIA) do Instituto de Estudos do Trópico Úmido (IETU), a live consistirá em aula pública sobre ampla pesquisa empírica realizada pelo docente palestrante, André Furtado, sobre comunidades de leitores na trajetória do historiador que dá nome ao evento, e lançamento de livro, recém-publicado, resultado da tese de doutorado de André.

Defendida como tese, portanto, a pesquisa recebeu honrarias, no total de três, a saber: o “Premio Internacional de Historia Intelectual en América Latina” (2016), concedido pela Asociación Europea de Historiadores Latinoamericanistas - AHILA, devido ao desenvolvimento do trabalho, então apresentado parcialmente no formato de artigo; o “Prêmio PPGH-UFF de Teses” (2019); e o “Prêmio UFF de Excelência”, na categoria Melhor Tese do “Colégio das Humanidades” (2019).

André Furtado é professor e diretor da FHT e também docente do PROFHISTÓRIA do IETU/Unifesspa. É coordenador do Centro de Estudos em Teorias da História e Historiografias - CETHAS. Possui Doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense - UFF, com estágio na École des Hautes Études en Sciences Sociales - EHESS/Paris.

Na mediação da live, estará Cristina Ferreira, professora da Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB/Santa Catarina, onde coordena o Centro de Memória Oral e Pesquisa em História - CEMOPE. Possui Doutorado em História Social pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Autora de vários artigos em revistas, além de coletâneas e livros, com destaque para: Contrastes e prazeres da sociabilidade dos trabalhadores têxteis de Blumenau, 1958-1968 (Edifurb, 2018), que corresponde ao primeiro volume de sua tese.