Dia 19 de abril: tratar da temática indígena ajuda a afastar os estereótipos e preconceitos

• Publicado: Quarta, 19 de Abril de 2023, 15h54
  • Última atualização em Quinta, 20 de Abril de 2023, 08h38

dia povos indigenas 4Pela primeira vez, o país irá comemorar o Dia dos Povos Indígenas. A mudança foi oficializada pela Lei n° 14.402/2022, com o objetivo de valorizar as diversidades linguísticas, culturais e sociais dos povos originários. A celebração desta data é muito mais sobre luta e resistência.

Ainda vivendo às margens dos direitos que lhes são outorgados pela Constituição, os povos indígenas clamam neste 19 de abril, Dia dos Povos Indígenas, por um olhar atento. A luta pela valorização das culturas indígenas e pelo direito à educação, à saúde, à demarcação das terras e ao combate à violência se faz cada vez mais forte.

Apesar do cenário desolador de violência que os circunda, e muitas vezes enfrentando situações degradantes, como a fome e moléstias, a partir da invasão de suas terras e da contaminação dos rios, os indígenas se mostram capazes de resistir, aumentando sua visibilidade e valorização.

Nesta perspectiva, a Unifesspa chama a atenção para a necessidade de descolonizar a forma como os povos originários são vistos e tratados em nossa sociedade. Vale compreender a relevância não só da linguagem, mas do respeito à luta, à cidadania e à dignidade. Por uma educação antirracista para superação das desigualdades e emancipação dos povos.

dia povos indigenas 3dia povos indigenas 1

dia povos indigenas 2dia povos indigenas 1