Primeiro concurso de Automação Industrial da Unifesspa reconhece projetos inovadores

• Publicado: Terça, 25 de Abril de 2023, 17h11
  • Última atualização em Quarta, 26 de Abril de 2023, 09h36

participantes​No dia último dia 6 de abril, aconteceu o primeiro concurso de Automação Industrial da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Realizado no Laboratório de Telecomunicações na Unidade II da Unifesspa, o evento foi organizado pela Faculdade de Engenharia da Computação (FEC), como finalização da disciplina de Automação Industrial, ministrada pela professora Dra. Leslye Eras.

A primeira edição do concurso​ contou com a participa​ção da turma da Engenharia da Computação 2019​. Como banca avaliadora​, ​ estiveram presentes os professores da Unifesspa Hugo Pereira Kuribayashi e Diego Kasuo Nakata da Silva, e Israel Peixoto Moraes do Instituto Federal do Pará (IFPA).

Todos os projetos apresentados são inovadores porque são voltados para problemáticas locais, os participantes foram: braço robótico com câmera controlado por wifi, impressora com inteligência artificial, protótipo de carro robô de chão de fábrica controlado por xBee, automação de ar condicionados, geo-localização de veículos de baixo custo, conexão a internet usando tecnologia LoRa. Os estudantes usaram apenas os materiais disponíveis no laboratório, portanto todos tiveram de pesquisar e inovar para fazer funcionar os projetos por eles mesmos propostos.

Todo​s​ os projetos funcionaram e foram apresentados no concurso durante 15 minutos. Após as apresentações o júri decidiu os vencedores. Em primeiro lugar, foi eleito o POLIRGRAPH, um protótipo de impressora que tem a opção de escrever uma palavra, por exemplo gato, e aparece a imagem gerada por inteligência artificial nova e exclusiva na área de impressão. Futuramente este protótipo pode ser usado tanto na indústria de impressoras laser como de impressoras 3D. POLIRGRAPH

O segundo lugar foi um sistema de automação de centrais de ar condicionado da Unifesspa, que podem ser ligadas ou desligadas a 100 m de distância, evitando que os guardas tenham de se deslocar de seu lugar de trabalho e traz economia de energia, o protótipo por enquanto controla duas centrais. Todos os participantes foram parabenizados pela organização.