Orgulho: Discente da Unifesspa é premiada em 1º lugar na III Olimpíada Brasileira de Zootecnia

• Escrito por Saulo Alves
  • Publicado: Quarta, 26 de Abril de 2023, 15h54
  • Última atualização em Segunda, 08 de Mai de 2023, 10h16

aluna zootecniaA discente Fernanda Franco Alves, do curso de Zootecnia do Instituto do Trópico Úmido (IETU), participou de etapas da III Olimpíada Brasileira de Zootecnia, com provas distribuídas em três etapas com questões objetivas relacionadas à área de Zootecnia e às disciplinas do curso. Concorrendo com candidatos do país inteiro, Fernanda conquistou o 1º lugar na modalidade individual.

Realizada em etapas (local, regional e nacional) classificatórias, esta Olimpíada envolve provas com questões sobre conteúdos que são ministrados ao longo de toda a graduação de zootecnia. Nesta quarta-feira (26), foi divulgado o resultado da etapa nacional, que é a premiação final da competição.

Fernanda acertou a maior quantidade de perguntas em relação aos outros candidatos e se consagrou vencedora na modalidade individual. O prêmio é uma conquista para a Fernanda, para o curso de Zootecnia e para toda a Unifesspa, reforçando o compromisso com a formação de excelência.

Fernanda falou sobre a emoção com o resultado alcançado. “A sensação é indescritível, pois eu sabia que eu tinha capacidade pra conseguir, mas ao mesmo tempo parecia muito difícil competir com estudantes de zootecnia o país inteiro. E eu venho de um curso que é muito novo, iniciado há apenas cinco anos”, declarou.

Além da medalha, que será entregue durante o 32º Congresso Brasileiro de Zootecnia, no mês de maio, na cidade de Natal (RN), a campeã irá receber uma credencial para a delegação brasileira de pesquisa em um evento científico que ocorre em Londres, na Inglaterra. “Esse resultado mostra que a Unifesspa está proporcionando um ensino de qualidade, semelhante às renomadas e antigas universidades do Brasil, que não chegaram nem ao pódio da competição. Destaco, também, o quanto os meus professores se empenham na qualidade da minha formação como aluna e profissional”.

aluna zootecnia Discente da primeira turma do curso de Zootecnia da Unifesspa, Fernanda conta que enfrentou muitos desafios durante sua trajetória acadêmica. O processo de implantação do curso, como em qualquer outro lugar, trouxe dificuldades estruturais. Além disso, ela precisava percorrer 50 quilômetros diariamente para ir à faculdade. Contudo, ela não desanimou e hoje se orgulha e celebra suas conquistas.

Fernanda foi bolsista de projetos de extensão e de pesquisa, voluntária em monitoria, participou de Centro Acadêmico e Empresa Júnior. Atualmente, ela faz parte do Grupo de Estudos em Bovinocultura (BovIETU) do Instituto de Estudos do Trópico Úmido.

“Quem conhece um pouco da trajetória da Fernanda sabe o quanto é merecida essa conquista. Ela é uma pessoa responsável, estudiosa e com atitude proativa. Além da sala de aula, ela é muito dedicada em projetos de pesquisa e de extensão. Dia feliz para todos nós da Zootecnia da Unifesspa. estou orgulhosa demais por ser sua professora e orientadora”, comemora a profa. Anaiane Souza.

O diretor da Faculdade de Zootecnia, prof. Aderbal Cavalcante, destaca que "esse feito mostra que estamos no caminho certo, realizando um trabalho capaz de render excelentes resultados. Em breve, nossos alunos farão o Enade e estamos ansiosos por isso, já que este é um importante meio para verificarmos erros e acertos, avanços e potencialidades. Esperamos que a conquista da Fernanda seja mais um incentivo para que outros discentes levem o nome da Unifesspa para o Brasil e, por que não, para o mundo", finaliza.