Pesquisa e Pós-graduação é tema de Encontro regional em Cuiabá
Teve início, na tarde desta quarta-feira (03), o Encontro Regional do Fórum de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação (Foprop), da região Norte e Amazônica. A solenidade de abertura do evento ocorreu no Teatro Universitário da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá, e contou com a presença de representantes de instituições de ensino superior (Ifes) e de fomento à pesquisa do Estado e Brasil.
O Encontro tem como objetivo discutir as necessidades e diretrizes da Pesquisa e da Pós-graduação no âmbito das Instituições Públicas de Ensino Superior (Ifes). O evento congrega pró-reitores de Pesquisa e de Pós-graduação das Ifes, além de outros representantes destas pastas, em preparação para o Fórum Nacional, visando a consolidação de uma pauta que responda aos desafios comuns da região.
A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) esteve representada pela Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, profa. Gilmara Lima Feio.
O pró-reitor de Ensino de Pós-graduação da UFMT e coordenador geral do encontro regional, professor Jackson Antônio Lamounier Camargos Resende, reforça a relevância da ação para questões relacionadas à Amazônia. “Temos a oportunidade de propor o modelo do que precisamos para o ensino de pós-graduação e a pesquisa. Temos capacidade, materiais, recursos humanos, para o desenvolvimento das pesquisas na região Amazônia”, ressaltou.
O Encontro regional segue até sexta-feira (05). A programação do primeiro e do terceiro dia do evento são dedicados à Pesquisa e o segundo dia à Pós-graduação. A organização do evento é uma parceria entre o Foprop, a UFMT, o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), e Universidade Federal do Amapá (Unifap).
Programação - No dia 3 de maio, após a cerimônia de abertura, ocorreu a palestra “A Amazônia e a definição de áreas estratégias para pesquisa”, conduzidas pela representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Marcia Barbosa, e do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa, Odir Dellagostin.
A programação do dia quatro traz a apresentação “Programas Estratégicos no Combate às Assimetrias Regionais”, ministrada pelo professor Laerte Guimarães, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
No dia cinco, o destaque é para a mesa redonda “Consolidação de Laboratórios Multiusuário: Cases da Universidade do Estado do Amazonas e CRTI Goiás”, com mediação do professor Sergio Duvoisin Junior e da professora Cecília Maria Alves de Oliveira.
Redes Sociais