Intercâmbio acadêmico: Estudantes estrangeiros são recepcionados na Unifesspa

• Publicado: Sexta, 05 de Mai de 2023, 15h24
  • Última atualização em Segunda, 08 de Mai de 2023, 10h02

recepcao estudantes estrageirosNa manhã desta sexta-feira (5), a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará promoveu uma recepção para estudantes estrangeiros do intercâmbio com o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) que ingressaram na pós-graduação este ano na Unifesspa, em Marabá. São três alunos do Haiti e uma de Moçambique: Loubenky Surfin, Fahens Jean-Baptiste, Jean-pierre Webster e Olência Vilanculo.

Eles participaram de um café coletivo, com a presença do reitor da Unifesspa, prof. Francisco Costa, da vice-reitora, profa. Lucélia Cavalcante, do diretor de Pós-Graduação, prof. Francisco Carvalho, da diretora de Pesquisa e Inovação Tecnológica, prof.ª Anaiane Pereira, além de servidores da Assessoria de Relações Internacionais (Arni).

Feliz pela recepção, o haitiano Jean-pierre Webster declarou que escolheu a Unifesspa por ser uma universidade que oferece ensino de qualidade. Ele irá cursar o Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM). Além do PPGECM, o Programa de Mestrado em Química (PPGQ) também receberá dois destes estudantes para intercâmbio.

O diretor de Pós-Graduação explica que os intercambistas irão fazer todo o curso de mestrado na Unifesspa. Segundo ele, trata-se de uma experiência enriquecedora para a instituição e os alunos, mas que também apresenta desafios. “Um grande desafio do nosso contexto é a língua, seja nas salas de aula ou também nessa convivência com outros alunos nossos. Ao mesmo tempo”, disse.

Francisco Carvalho destaca, ainda, que esta é uma importante ação para o processo de internacionalização da Unifesspa. “Além de receber estudantes de fora, nossos discentes também fazem intercâmbio em instituições fora do país, o que é muito importante para consolidação da pós-graduação na Unifesspa”, finaliza.