Restaurante Universitário reabre na segunda-feira (8) com redução no valor da refeição

• Publicado: Sexta, 05 de Mai de 2023, 18h55
  • Última atualização em Segunda, 08 de Mai de 2023, 09h46

RU IMG 5018O Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) volta a funcionar na próxima segunda-feira (08) e traz novidades no cardápio como a opção de comida vegetariana. Além disso, também haverá redução no valor da refeição ofertada pelo RU.

Sobre o valor da alimentação a Proex comunicou que o preço irá diminuir em comparação ao praticado anteriormente, ficando em R$13,00 (treze reais) para os servidores e público em geral, já os estudantes que recebem subsídio da Unifesspa irão pagar R$2,00 (dois reais) pela alimentação, não mais R$2,50. Como formas de pagamento serão aceitos PIX, dinheiro e débito.

A Pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex), Lúcia Cavalcante, explica que a redução no preço se deu em razão de uma nova licitação que foi feita para contratar a empresa que assumirá o fornecimento de refeições no RU. “Parar contratar essa nova empresa fizemos uma nova licitação e conseguimos diminuir o valor da refeição. Então agora os nossos alunos subsidiados pagam dois reais e os demais membros da comunidade acadêmica 13. Isso graças ao trabalho desenvolvido pela Proex junto com a Proad, que buscou um preço melhor para todos e com uma alimentação de qualidade”. Cavalcante convidou ainda a comunidade acadêmica para a reabertura. “Venham todos usufruir de um Restaurante Universitário que foi estruturado para receber a comunidade e que possui comida de qualidade, balanceada, nutritiva. Tudo o que é ofertado aqui foi uma grande conquista”, destacou.

Além da diminuição do preço, agora a composição básica do prato irá incluir a oferta diária de uma opção vegetariana.  O comensal poderá indicar qual a sua opção no ato da montagem do prato.

De acordo com o reitor da instituição, Francisco Ribeiro, o restaurante universitário é uma política da universidade. “Acho que o RU é uma das políticas mais importantes para os nossos alunos e para os nossos servidores. Eu estive agora no Ministério da Educação (MEC) e uma das cobranças que a secretária do ensino superior fez é que os nossos campi ofereçam alimentação para os nossos estudantes, e nós estamos trabalhando para isso, destacou.

A estudante do curso de psicologia que atualmente representa a comunidade acadêmica quilombola a Uniefsspa, Letícia Rezende, informou que o funcionamento do RU é essencial para os estudantes, em especial aos quilombolas. “Falando no nome do meu povo quilombola é muito importante ter o RU que seja acessível para nós. É muito difícil a gente sair da nossa comunidade, a gente já enfrenta vários desafios e ao chegar aqui é primordial que tenhamos pelo menos como nos alimentar. Se não tivesse o RU e o subsídio seria muito difícil se manter na faculdade. Ter um RU acessível é uma questão de contribuir com a permanência dos discentes no ensino superior”, frisou.

O objetivo do funcionamento do RU é fornecer refeições nutricionalmente equilibradas, seguras do ponto de vista higiênico-sanitário, adequadas às necessidades nutricionais dos(as) usuários (as) e à baixo custo, atuando como um dos instrumentos da política de permanência dos(as) discentes na Educação superior pública federal, representando um eixo estratégico da Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAES).

Como funciona a política de refeições subsidiadas para discentes de graduação no RU

Terão direito a refeição subsidiada no RU os(as) discentes de graduação com vínculo ativo na Unifesspa e que atendam a, pelo menos, uma das seguintes condições: (1) discentes que tenham ingressado na Unifesspa por meio das cotas renda, negros (pretos e pardos), quilombolas, índigenas e pessoas com deficiência; (2) discentes oriundos do Ensino médio da rede pública de Educação básica; (3) discentes quilombolas e indígenas ingressantes pelo Processo seletivo indígenas e quilombolas (PSIQ) da Unifesspa e (04) discentes com avaliação socioeconômica vigente em programas de Assistência Estudantil da Divisão de Assistência Estudantil da Proex/Unifesspa.

Assim, o discente de graduação que se encaixar em qualquer uma das condições descritas acima poderá se dirigir ao caixa do RU, apresentando documento oficial com foto e pagar R$2,00.

Para mais informações, acesse a Instrução Normativa n° 02/2023 PROEX no site proex.unifesspa.edu.br.

Com informações da Proex*