Produzido por docentes e alunos do curso de Direito, livro "Direitos Humanos: Desafios contemporâneos" é lançado em Marabá

• Publicado: Quinta, 11 de Mai de 2023, 10h58
  • Última atualização em Terça, 16 de Mai de 2023, 16h40

WhatsApp Image 2023 05 10 at 16.53.51No último dia 9, ocorreu o evento de lançamento do livro "Direitos Humanos: Desafios contemporâneos", de autoria dos discentes e docentes da Faculdade de Direito (Fadir) do Instituto de Estudos em Direito e Sociedade (IEDS/Unifesspa). O livro trata da importância da discussão acerca de Direitos Humanos e outras áreas do direito para a região e para o instituto. Acesse o livro aqui.

A publicação tem como organizadores e autores professores da Faculdade de Direito, além dos mais de 10 discentes de Direito selecionados por meio de edital. Entre os organizadores estão: o diretor da Faculdade de Direito, o prof. Dr. Roberto Ramos, prof. Dr. Gabriel Outeiro, profa. Dra. Raimunda Regina Barros, profa. Dra. Rejane Lima, prof. Dr. Leandro Ferreira e o prof. Dr. Jorge Luis dos Santos, e como escritores os professores Marco Alexandre Rosário, a profa. Sara Ferreira e o convidado da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul prof. Adalberto Sá Junior. A maioria dos envolvidos na obra são do IEDS. Segundo o professor Gabriel Outeiro, a ideia é qualificar as publicações para que um outro livro possa ser lançado  ainda no segundo semestre deste ano, ainda mais criterioso, e que vai servir também para alimentar próximas pesquisas.

Segundo o professor organizador do livro, Gabriel Outeiro, as temáticas escolhidas para obra coletiva foram estruturadas a partir da ideia principal que conduziria os capítulos. “A gente escolheu o tema direitos humanos pela importância para a nossa região, para o instituto, para universidade que muitas vezes tem discussões ou sofre na pele a questão dos direitos humanos”, disse o professor. Foi pensado tratar de direitos humanos de uma maneira direta, mas outros perpassam o tema, então alguns tópicos estão dentro de outro assunto, mas seguindo a temática, por exemplo com direitos fundamentais, o acesso à justiça, trabalho escravo e diversas outras questões. Segundo o professor, alguns capítulos abordam direito público, mais especificamente de direito constitucional, direito previdenciário, relações privadas, direito do trabalho, relações civis, indenização por dano, abandono afetivo e algumas outras perspectivas em relação ao assunto principal.

O processo de criação foi pensado para ser em conjunto para demonstrar um amadurecimento do Instituto, assim fazer com o que os alunos veteranos pudessem  se envolver no projeto. Foi estabelecido duas linhas de pesquisa para direcionar os escritores com temas que tivessem mais afinidade. Os alunos participantes foram escolhidos por meio de edital e as suas submissões de capítulos foram revisados por seus orientadores, segundo Gabriel, os trabalhos escolhidos foram aqueles trabalhos que estavam mais maduros ou em melhores condições de compor a coletânea.