Lançado livro fruto da parceria entre a Faculdade de Geografia da Unifesspa, UFPA e USP

• Publicado: Quarta, 24 de Mai de 2023, 10h19
  • Última atualização em Terça, 30 de Mai de 2023, 09h03

WhatsApp Image 2023 05 22 at 10.49.14Docentes da Faculdade de Geografia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) lançam livro em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO), da Universidade Federal do Pará (UFPA); e o Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (PROLAM), da Universidade de São Paulo (USP).

O livro “Por outras regiões, para outras amazônias: cidades, geopolítica da mineração e lutas por território” foi organizado a partir do esforço conjunto entre o Laboratório de Estudos Regionais e Agrários do Sul e Sudeste do Pará (LERASSP) e as outras instituições federais.

Lançado no formato e-book no Portal de Livros Abertos da USP, o livro é uma coletânea de textos que resultaram de pesquisas, dissertações de mestrado e teses de doutorado recentemente defendidas por geógrafas, geógrafos e cientistas sociais que, direta ou indiretamente, refletem as dimensões específicas dos quadros atuais colocados para diferentes porções da Amazônia. Acesse aqui o livro.

A coletânea foi organizada pelos professores Marcos Alexandre Pimentel da Silva e Rogério Rego Miranda da Faculdade de Geografia da Unifesspa, Márcio Douglas Brito Amaral (PPGEO-UFPA), Júlio César Suzuki (Prolam/USP) e Gilvan Charles Cerqueira de Araújo (Prolam-USP).

Apresenta artigos do pesquisador da Unifesspa Bruno Malheiro da Faculdade de Educação do Campo e Valter do Carmo Cruz do PosGeo da Universidade Federal Fluminense (UFF), intitulado “A geografia das ruínas e dos territórios de exceção: uma leitura a contrapelo dos grandes projetos de des-envolvimento”.

Outros pesquisadores da Unifesspa envolvidos são Fernando Michelotti da Faculdade de Ciências Agrárias, cujo título do seu artigo é “Complexo de produção e reprodução agromineral do sudeste paraense: produção capitalista do espaço, luta pela terra e disputas territoriais”; e Simone Contente Padilha da Faculdade de Ciências Sociais do Araguaia-Tocantins denominado “Estado, território e mineração no Brasil: o caso do projeto S11D/Vale em Canaã dos Carajás-PA”.