Relatório de Gestão apresenta à sociedade os principais resultados e conquistas da Unifesspa em 2022

• Publicado: Quarta, 14 de Junho de 2023, 15h08
  • Última atualização em Sexta, 16 de Junho de 2023, 11h17

capa relatório gestaoAs principais práticas, resultados e os desafios da Unifesspa ao longo de 2022, incluindo a missão, valores e visão estratégica para o futuro, estão no Relatório Integrado de Gestão, publicado pela Secretaria de Planejamento Institucional (Seplan). Clique aqui para acessar!

Elaborado em conjunto com todas as Unidades administrativas e acadêmicas da Instituição, trata-se de um instrumento anual de prestação de contas e transparência, previsto pelo Tribunal de Contas da União (TCU).  Os conteúdos do relatório foram abordados de forma intuitiva e cada vez mais acessível e didática.

No início do documento, a mensagem da reitoria destaca que o ano de 2022 foi o mais desafiador em toda história da Unifesspa no que se refere à imposição da restrição orçamentária, gerando impactos nas áreas do ensino, pesquisa, extensão e inovação. A mensagem destaca, ainda, que a gestão da universidade continua centrada em sua atuação a partir de três grandes perspectivas: a sociedade, o desenvolvimento acadêmico e o desenvolvimento institucional. “Tudo isso para tornar possível a concretização dos objetivos e projetos estratégicos estabelecidos no Planejamento Institucional”, frisa o texto.

Em termos de resultados alcançados, destaque para o crescimento da oferta de vagas nos cursos, a ampliação de parcerias em relações internacionais, o mapeamento e gerenciamento de riscos, aumento dos cursos de especialização e de artigos publicados em periódicos, além do expressivo número de bolsas concedidas na pós-graduação. Nas seções seguintes são apresentados a visão geral organizacional da instituição; os riscos, oportunidades e perspectivas; governança, estratégia e desempenho; e, por fim, informações orçamentárias financeiras e contábeis

Para o Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unifesspa, Manoel Enio Aguiar, “o Relatório de Gestão é muito mais que um instrumento de Prestação de Contas elaborado para atender dispositivos legais e normativos. “Trata-se de um compilado de dados e informações sistematizadas pela equipe da Divisão de Informações Institucionais da Seplan, com intuito de oferecer à comunidade em geral a transparência da atuação e dos resultados da Instituição, de forma clara, intuitiva e objetiva. Com o Relatório de Gestão é possível conhecer um pouco mais a Unifesspa e os seus desafios”.

A chefe da Divisão de Informações Institucionais da Seplan, Eumar Coelho, acrescenta que “o Relatório de Gestão é elaborado em formato de relato integrado, no intuito de mostrar à sociedade, de forma simples, como a universidade traça suas estratégias e usa sua governança, e todos os recursos disponíveis para  gerar valor público em curto, médio e longo prazos, além de demonstrar e justificar os resultados alcançados em face aos objetivos estabelecidos, de maneira a atender às necessidades comuns de informação dos usuários’, finaliza.