I Encontro com Egressos da Educação do Campo da Unifesspa pretende conversar sobre desafios de carreira no contexto amazônico

• Publicado: Segunda, 19 de Junho de 2023, 20h14
  • Última atualização em Segunda, 26 de Junho de 2023, 10h39

WhatsApp Image 2023 06 19 at 17.18.15A Faculdade Educação do Campo (Fecampo) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), por meio do Centro Acadêmico dos Estudantes da Educação do Campo (Caec), realiza o I Encontro com Egressos da Educação do Campo. Com a temática “A formação de educadores do campo no contexto de fronteiras amazônicas e os desafios frente à mercantilização da educação”, o evento acontecerá no dia 8 de julho, no Auditório da Unidade I da Unifesspa e terá programação cultural diversa durante o dia inteiro.

A primeira edição do evento resulta de uma articulação de egressos e da Faculdade de Educação do Campo e conta com a colaboração do  Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Pará (Fetagri) e Associação dos Professores Indígenas do Sul e Sudeste do Estado do Pará (APISSPA). O momento pretende reunir egressos, estudantes do curso de Educação do Campo de diversos territórios da fronteira amazônica, assim como camponeses, indígenas, ribeirinhos, quilombolas juntamente com movimentos sociais e sindicais do campo.

O encontro tem como um dos objetivos criar espaço de encontro, interação e diálogo presencial entre os egressos e concluintes da Licenciatura em Educação do Campo e demais cursos no âmbito da Educação do Campo da Unifesspa, para proporcionar trocas sobre a situação dos egressos quanto a dinâmicas da vida, formação e trabalho. Os participantes também farão um balanço sobre a formação de educadores e educadoras do campo a partir dos egressos: sobre como interrogam o percurso formativo vivenciado, considerando avanços, retrocessos, desafios e possibilidades.

Assim, objetiva fortalecer a criação de uma rede permanente de articulação de egressos para mobilizar pautas importantes dentre as quais: inserção do perfil de egressos em editais de concursos públicos, diálogo com as redes de ensino estadual e municipal e continuidade da formação.

As inscrições seguirão até dia 28 de junho de 2023, via Sigeventos.unifesspa.edu.br para facilitar a emissão de certificados e ao mesmo tempo via link Google Forms. Haverá vagas para alojamento para os participantes de outras regiões  na Fundação Cabanagem e espaço da Casa da Juventude de Marabá (CAJUM), ambos localizados bem próximos.