Com apenas 10 anos, Unifesspa tem 46 pesquisadores entre os mais citados da América Latina e Caribe

• Publicado: Quarta, 21 de Junho de 2023, 12h18
  • Última atualização em Segunda, 26 de Junho de 2023, 10h37

unifesspaMesmo considerada uma universidade novíssima, entre as instituições brasileiras, com apenas 10 anos, a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) aparece no Latin America Citation Ranking 2023, da AD Scientific Index, com 46 pesquisadores de diversas áreas do conhecimento.

Veja aqui os pesquisadores da Unifesspa mais citados da América Latina e Caribe

O Ranking analisou o desempenho científico e o valor agregado da produtividade científica de 107.663 pesquisadores, em 38 países e 2.049 instituições da América latina e Caribe. Entre as instituições da região, a Unifesspa ocupa a 587ª posição no total de citações.

Para chegar às posições foram considerados o índice H total (índice do Google Acadêmico que apresenta o resultado do equilíbrio entre o número de publicações e o número de citações), o índice i10 total (número de publicações com, no mínimo, 10 citações), e o número de citações cientificas nos últimos seis anos.

“A Unifesspa, mesmo sendo uma universidade ainda em consolidação se destacar num índice deste é motivo para comemorarmos. Ficamos felizes por ver que os pesquisadores da universidade estão desenvolvendo trabalhos com destaque internacional e estão sendo citados, ampliando sua rede de atuação e o impacto do conhecimento produzido aqui na nossa região na comunidade científica nacional e internacional”, afirma a pró-reitora de pesquisa, pós-graduação e inovação tecnológica, profa. Dra. Gilmara Feio.

Pesquisa biológicasPublicações e produção de conhecimento

Os trabalhos publicados reúnem produções nos diversos níveis de formação, considerando graduação e pós-graduação. No entanto, segundo a Segundo a Coordenação Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é na pós-graduação stricto senso (mestrados e doutorados) que a produção científica de ponta no Brasil se concretiza.

Atualmente, a Unifesspa conta com 13 mestrados em funcionamento e teve, neste ano de 2023, a aprovação de mais um mestrado e do seu primeiro doutorado. A expectativa, portanto, é que a instituição avance ainda mais em sua contribuição para a produção de conhecimento científico no país. “É esperado que cresçamos ainda mais neste e em outros índices de impacto científico com o amadurecimento de novas propostas em nível de pós-graduação e podendo contar, fundamentalmente, com recursos das agências de fomento e do Governo federal”, ressalta a pró-reitora.

Na graduação, anualmente a Unifesspa lança editais de pesquisa também buscam fortalecer a Iniciação Científica e Tecnológica, subsidiando alunos com bolsas para participação em projetos de pesquisa dos docentes.

O Índice Científico AD

O objetivo do O Índice Científico AD (Alper-Doger) é fornecer uma ferramenta de avaliação para medir a produtividade e o alcance das investigações, tanto de pesquisadores quanto de instituições no meio acadêmico. Ele apresenta rankings e análises baseados em diferentes critérios, permitindo uma compreensão mais completa do desempenho acadêmico.

Também é importante mencionar que existem limitações e critérios específicos para inclusão de cientistas nessa lista, que são explicados na metodologia do índice. Segundo a equipe do Índice, “Ter um grande número de publicações indica que o pesquisador é produtivo, mas os dados por si só podem não ser o indicador real do sucesso do pesquisador. Por exemplo, um pesquisador pode ter 10 publicações que receberam 400 citações. Podemos argumentar que esse pesquisador é mais bem-sucedido do que um pesquisador com mais de cem artigos publicados que receberam, digamos, 200 citações. Além disso, alguns estudos valiosos podem não ter sido atribuídos ao valor real que mereciam por várias razões, como a falha no uso de métodos adequados que permitiriam a fácil acessibilidade por meio de canais científicos. O alto número de uso de artigos como referências de outros autores mostra o valor e a extensão da contribuição para a literatura científica”.

Outro ponto importante também não tematizado pelo índice é a diferença entre os tipos de publicação entre áreas. Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas possuem formas diferentes de produção de conhecimetno, publicação e citações em relação às Ciências Extas e naturais, como o tempo e a nacionalidade das publicações.